turbomercado

Yaris: Sedã automático mais barato da categoria é injustiçado em vendas

Mesmo sendo o modelo automático da categoria mais barato do país o Yaris Sedã esbarra na preferência dos consumidores pelos concorrentes

A Toyota colocou o Yaris para briga e o preço do sedã deixa o carro mais atraente em relação aos concorrentes. O veículo é bom, mas não tem sido páreo para o líder da categoria Onix Plus.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O preço atual (março/23) dos sedãs compactos em suas versões automáticas de entrada no Brasil:

Yaris Sedã XL: R$ 96.490,00
Onix Plus LT Turbo: R$ 98.100,00
Fiat Cronos Precision AT: R$ 107.890,00
HB20S Comfort 1.0 Turbo AT6: 108.000,00
Volkswagen Virtus 170 TSI: R$ 114.000,00
Honda City EX: R$ 117.300,00

Yaris Sedã
Yaris Sedã 2023 parte de R$ 96.490,00 (foto: Toyota/ divulgação)

Com a redução de preços que está sendo praticada desde fevereiro o veículo está mais barato que o sedã líder em vendas atualmente que é o Onix Plus. O carro da Chevrolet, no entanto, continua vendendo muito mais.

Em fevereiro, para cada Yaris Sedã emplacado a Chevrolet emplacou 8 Onix Plus. Há aqui uma ressalva que esse número de vendas contempla também a versão manual do Onix Plus, que custa R$ 7.500 a menos que o carro da Toyota. O Yaris Sedã não tem versão manual.

Atualmente o Yaris Sedã é o quarto sedã compacto mais vendido no país, atrás do Onix Plus, Fiat Cronos e HB20S.

E o Yaris Sedã é bom?

A versão mais barata do Yaris Sedã tem motor 1.5 aspirado 16V que gera 110cv e tem câmbio CVT. É um veículo muito bom e muito elogiado pelos proprietários.

A versão não tem roda de liga leve, mas tem central multimídia e sete airbags (são 6 no Onix Plus).

Na faixa de preço atual ele se coloca como uma ótima opção aos modelos mais caros. Por exemplo, o Yaris Sedã está mais barato que a versão mais simples do Volkswagen Virtus (manual), que custa R$ 104 mil.

A comparação que faremos é sobre Yaris Sedã e Onix Plus (ambos automáticos), já que a diferença de preço entre eles é muito pequena.

Yaris vs Onix

Yaris Sedã é equipado com motor 1.5 aspirado que rende até 110cv abastecido com etanol. O Onix Plus vem com motor 1.0 turbo de 116cv. Nesse ponto, o Onix vence.

Segundo o Inmetro, o Yaris Sedã faz 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada utilizando etanol. Na gasolina são 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

A marca do Onix Plus é semelhante: 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Na gasolina faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.

Neste ponto considera-se um empate técnico entre eles e o desempate vai depender do pé leve do condutor. Os números de rendimento evidenciam bem este “empate”:

O Onix Plus atinge no máximo 187 km/l e o Yaris Sedã 186 km/l. O carro da Chevrolet vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e o da Toyota em 11,3 segundos.

Tamanho e capacidade

O Onix Plus é 5 centímetros mais comprido que o da Toyota, que tem 4,42 metros. O Toyota é quase 3 centímetros mais alto do solo que o Onix, o que faz alguma diferença em obstáculos e ruas irregulares. Na capacidade do porta-malas há outro empate: Yaris, 473 litros de capacidade e Onix, 469 litros.

Interior do Toyota Yaris Sedã (foto: Toyota/ divulgação)

Nos acessórios, as versões são muito semelhantes. O Onix tem roda de liga-leve na versão automática mais barata, o Yaris não. Ambos trazem central multimídia e vidros elétricos. O projeto da Chevrolet, no entanto, é mais novo que o da Toyota.

Interior do Onix Plus automático

Custos e garantia

Algo que pesa para muita gente além do preço é a garantia que o fabricante dá ao veículo. Embora sejam marcas muito tradicionais e ambas tenham a fama de uma manutenção eficiente, a Toyota dá 5 anos de garantia para os donos de Yaris, enquanto a Chevrolet dá 3 anos para os donos de Onix.

Valor de IPVA e seguro também são muito próximos entre os dois modelos. O seguro depende do perfil dos motoristas, mas os veículos ficam na mesma categoria de preço básico.

Adicionamos, a pedido de nossos leitores, o preço das revisões de Onix Plus 1.0 turbo automático e o Yaris Sedã automático. A referência de preço é março/23:

RevisãoYaris SedãOnix Plus
10000 kmR$ 406,60R$ 452,00
20000 kmR$ 801,00R$ 840,00
30000 kmR$ 636,00R$ 684,00
40000 kmR$ 1134,00R$ 928,00
50000 kmR$ 636,00R$ 656,00
*fonte: Chevrolet e Toyota

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

13 comentários

Notificação de
guest
13 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Valber Melo
Valber Melo
2 anos atrás

Continua sendo a grande dúvida na hora da compra pra um taxista..

Ezequias
Ezequias
2 anos atrás

Embora estejam na mesma categoria, são estilos e propostas muito diferentes. P motor 1.0 3 cilindros turbo é “novidade” em nosso mercado. Muito embora exista toda uma engenharia, é sabido que motor turbinado tem vida útil menor, e dependendo do tipo de uso, o motor turbinado começa a cobrar seu preço antes dos 80 mil km rodados, e sem dúvida cobrará seu preço, que com certeza é bem maior que o de um motor aspirado. Além do que todos sabemos que o motor 1.5 Toyota é consagrado, tendo inclusive alguns depoimentos em vídeo de que rodou 1 milhão de km. O para quem gosta nde conforto não gostará do Ônix pois por ser tutbo, exige a suspensão mais rígida. O que por sinal é o meu caso. (Fiz teste drive nos 2 modelos e o Yaris é muito mais macio.as gosto é a coisa muito peculiar.
O importante é ser feliz com o carro que escolher é tiver.

Lopes
Lopes
2 anos atrás
Responder para  Ezequias

Ezequias boa explanação.

Turboway
Admin
2 anos atrás
Responder para  Ezequias

Boa colocação, Ezequias. Obrigado por comentar!

Joony Deepp
Joony Deepp
2 anos atrás
Responder para  Ezequias

Só acho que uma montadora de grande expressão no Brasil e fora, não iria ter a irresponsabilidade de fazer um motor que durasse apenas 80mil km, e um motor a gasolina durar 1mi de km também acho exagerado, só discordo nisto.

Emailson
Emailson
2 anos atrás
Responder para  Joony Deepp

Depende da manutenção certo fazer as trocas de óleo e filtro certos aguenta sim pois o que manda é manutenção direitinha

Laércio Lopes Costa
Laércio Lopes Costa
2 anos atrás

Já tive é Chevrolet 2 corsa.
Agora tenho um yaris!
Estou muito satisfeito co o Yaris uso para serviço de táxi!
Um carro confortável a sem contar que Dá muito pouca mecânica quaze nada se fizer as revisões certinho!

Lucas
Lucas
2 anos atrás

Nunca min esqueci do dia que fui na Toyota com meu pai comprar uma Hilux e perguntamos quantos era o desconto pra produtor rural , e a vendedora com toda educação respondeu: não estamos dando conta e de entregar pra que vamos dar desconto.
Por isso comprei um Onix turbo.

Emailson
Emailson
2 anos atrás
Responder para  Lucas

Só de ser um Toyota já diz tudo ok nem precisa de desconto

Lima
Lima
2 anos atrás

Então,o yaris é muito mais carro que o Onix, é que o brasileiro não pensa na hora de comprar e acaba comprando errado,a maioria dos brasileiros não pensam,na hora de votar ,de comprar ,de comparar,um dia vamos aprender ,espero q chegue logo.

Joony Deepp
Joony Deepp
2 anos atrás

Coloca os dois com 2 anos de uso e vejam quem será vendido primeiro

Claudio Schreiner
Claudio Schreiner
2 anos atrás

Esse motorzinho 1.0 da Chevrolet não faz 150 mil nem a pau. O do Yaris chega a 300 brincando. Como eles ficam no quesito segurança passiva? Quantos Air bags? Barras laterais? Garantia de 5 anos vs 3. Brasileiro merece ser estudado depois desse ranking

Emailson
Emailson
2 anos atrás

Eu não compraria o onix por ser 1.0 e turbo quando der defeito no motor e turbo tbem não daria ? Ex: se vier a fundir . Compro o Toyota por ser 1.5 5anos de garantia é por ser um Toyota

- PUBLICIDADE -spot_img