Negócio feito pela GM há seis anos impede volta de Astra, Corsa e Vectra para linha da Chevrolet no Brasil

Venda da Opel em 2017 transferiu todos os direitos de nomes da marca para o grupo da Fiat e Peugeot

É normal que com o tempo as montadoras reaproveitem nomes de veículos de sucesso em novos projetos. Aconteceu com o Fusca, o Tracker, o C3. A esperança de muitos é que a Chevrolet um dia retorne seus clássicos, como o Corsa, mas isso é impossível de acontecer.

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Opel Corsa ainda existe na Europa e hoje compartilha base com veículos da Peugeot (fotos: divulgação)

É que em 2017 a GM vendeu a Opel, seu braço na Europa, em um plano de reestruturação da empresa em todo o mundo. Para quem não é familiarizado com a distribuição das marcas pelo planeta, a Opel era para a GM na Europa o que a Chevrolet é em todo o continente americano.

No início do século passado a GM trouxe a marca Chevrolet ao Brasil. Na década de 70 a marca percebeu que o brasileiro se identificava mais com modelos que eram comercializados na Europa. Foi aí que a marca trouxe Opala, Kadett, Chevette, Corsa, Astra, Vectra e outros. Todos Opel, mas aqui com a marca Chevrolet.

A venda da Opel para o grupo Peugeot em 2017 foi por um valor de 2,2 bilhões de euros. O negócio envolveu não apenas as fábricas, mas também todas as marcas registradas em nome da Opel. As marcas Corsa, Astra, Meriva, Zafira e Vectra foram criadas pela Opel e seguiram com ela. Inclusive no Brasil.

Em 2021 a Peugeot se juntou à Fiat e foi criada a Stellantis. Atualmente a Opel é uma marca do grupo Stellantis. No Brasil todas as marcas registradas pela GM que eram da Opel passaram para o guarda-chuvas do grupo Stellantis.

A Opel virá ao Brasil?

O Grupo Stellantis está focado no momento em fazer crescer as marcas Citroën e Peugeot no país. A meta divulgada na época da criação do grupo era elevar a participação destas marcas para 5% do mercado e aí sim pensar em trazer outras marcas. Atualmente Citroën e Peugeot juntas têm cerca de 3% do mercado brasileiro.

Portanto seria possível, por exemplo, a Stellantis reeditar o Corsa pela Fiat ou pela Peugeot, ou ainda pela Citroën. Que tal um Fiat Corsa ou um Peugeot Vectra? Claro que isso é só uma hipótese maluca que não deve acontecer, mas é apenas para o leitor entender que ainda que maluca, seria possível. Ao passo que a volta de um Chevrolet Corsa seria absolutamente impossível.

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Walter Andrade Carneiro
Walter Andrade Carneiro
1 ano atrás

CORSA 1.4 SEDAN PREMIUM que tenho desde 2007, sem nunca ter me dado nenhum problema, muito econômico e com aparência ainda de quase zero Km, com 140.000 Km rodados. O carro mecanicamente mais resistente da Chevrolet no Brasil. Será que a Stellantis poderá fazê-lo melhor ainda por aqui algum dia? Aguardemos os próximos capítulos.

Alves
Alves
1 ano atrás

QUE ABSURDO A GM FAZER UM ATO IMPULSIVO DESTE E ACABAR COM UMAS DAS MELHOR VERSÃO DA GM ASTRA E VECTRA, TENHO UM VETRA2.2 8V NÃO BATE NADA E É 99 ANDA MUITO E COM A MECÂNICA EM DIA BEBE NADA EM VISÃO DOS CARROS ATUIAS DE 2023.

filho do dono do mundo
filho do dono do mundo
1 ano atrás
Responder para  Alves

Mas os carros não eram da GM, eram da Opel, tanto que os nomes e os carros após a venda para a Peugeot continuaram com a Opel.

Filipe
Filipe
1 ano atrás

Ja tive um corsa 1.0 carrinho fraco mas tanque! agora tenho um Astra e um Tigra, ambos super confiaveis e manuntencao robusta e barata. pena que nao recebemos mais opeis. O ultimo foi o corsa C com a lanterna em cima e o vectra GT (OPEL ASTRA H).
MUITA PENA MESMO, pois os mais legais ate agora foram dos anos 90 e dos anos 2000. Essa nova geração de opéis sao legais tambem, apesar de ser menos diferenciado na minha opiniao.