Volta do Fiat 500 a combustão sinaliza mudança de estratégia da marca em relação aos elétricos

Modelo híbrido terá motor semelhante ao do Argo e Mobi aliado a um pequeno motor elétrico e chegará esse ano na Europa

O novo 500 com propulsão híbrida foi divulgado pela Stellantis e já começou a ser produzido na Itália. O que está por trás do lançamento é uma mudança de estratégia da Stellantis para a marca.

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A Fiat queria que o seu maior ícone, o 500, fosse estrela de uma nova era da marca, com veículos 100% elétricos e acompanhando uma possível tendência mundial. Acontece que as marcas estão se tocando, em tempos diferentes, de que essa meta não atende os pensamentos de quem compra carro. O 500 elétrico atual, que chegou em 2020 ao mercado, causou certo problema à empresa.

Antes totalmente à combustão e fabricado na Polônia, a linha de produção mudou totalmente para um modelo 100% elétrico fabricado em Turim, na Itália. O resultado é que os números de vendas são inexpressivos perto do modelo antigo e isso tem deixado a fábrica ociosa. Isso significa prejuízo.

Motor de Argo

O Fiat 500 híbrido é um passo atrás na estratégia da empresa. A versão híbrida chega 5 anos depois da elétrica e adota o motor semelhante ao do Argo brasileiro com um conjunto híbrido leve. É uma configuração inédita, já que os híbridos-leve lançados pela Fiat no Brasil adotaram o conjunto com o motor turbo 1.0.



O 500e é um carro legal, bem construído e que homenageou bem a memória do carro ícone da marca. Mas não é a preferência dos compradores. No Brasil o veículo está disponível para a rede de concessionários, mas ele está lá mais como um símbolo da marca do que como uma opção real. Desde 2020 existem menos de 500e rodando por aqui e boa parte deles foi para frotas de aluguel – e hoje já foram revendidos para particulares.

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