
Não há problema em você abastecer um carro flex só com etanol ou só com gasolina. O seu carro utiliza sensores para informar à uma central qual combustível o motor está queimando e assim o veículo se adapta. Porém, etanol e gasolina são substâncias com comportamentos bem diferentes e isso requer cuidados para aumentar a vida útil do motor.
As fabricantes recomendam que o motorista abasteça o carro com um tanque completo de gasolina a cada 10 mil quilômetros. Consulte sempre o manual do seu veículo para saber sobre esta recomendação. Alguns fabricantes dispensam esta recomendação.
Veja também: calculadora do Turboway mostra se compensa mais Etanol ou Gasolina.
Se o carro roda pouco, tente fazer essa mistura uma vez a pelo menos cada três meses. O uso contínuo de etanol, principalmente quando o combustível colocado é de má qualidade, gera impurezas no motor que podem reduzir a vida útil de equipamentos como a bomba de combustível.
A recomendação ajuda a manter a saúde do motor: o etanol é mais corrosivo que a gasolina. A mistura é boa para o sistema de partida a frio nos carros mais novos, que não tem o famoso “tanquinho”. Também é importante abastecer em postos que oferecem combustível de qualidade, de nada adianta colocar combustível de péssima qualidade no veículo e esperar que o motor se mantenha bem.