
A Fiat confirmou importantes mudanças e novidades em sua linha para o próximo ano, incluindo a chegada dos novos Pulse e Fastback na Europa no segundo semestre de 2026 e que deverão chegar por aqui logo depois. Os novos modelos devem seguir os traços do Fiat Dolce Camper, conceito que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.
A confirmação de novidades na empresa veio de Olivier François, CEO da marca ao jornal italiano Corriere Della Sera. O carro que virá a ser o substituto do Pulse é chamado internamente pelo nome de “Giga Panda” e, como diz o nome, será uma versão de maior porte do atual Panda. O projeto do novo Fastback deriva do mesmo modelo, por isso a Fiat trata os modelos como “um casal” que será lançado no segundo semestre de 2026 na Europa.
O Giga Panda ainda não tem um nome oficial e não é certo que ele conserve o nome atual Pulse, que só existe no Brasil. Na entrevista ao site italiano, Olivier adiantou que esse novo modelo deve ter 4,5 metros de comprimento, o que o tornaria maior que o Pulse atual que tem 4,10 metros de comprimento e tem porte semelhante ao Panda lançado na Europa. O novo modelo seria então maior até que o Citroën Aircross e que o atual Fiat Fastback.
O que já é dado como certo é que os novos modelos que chegam no próximo ano terão o mesmo conjunto já oferecido atualmente na linha Fiat: motor 1.0 turbo de 130cv em conjunto com um motor elétrico utilizado para partidas, o que caracteriza o conjunto como um híbrido leve, quando o motor elétrico não exerce em momento algum a função de movimentar o veículo.

O CEO da Fiat destacou que espera que os novos veículos tenham boa aceitação na América Latina, mas acredita que agora eles também fazem sentido na Europa. Pulse e Fastback são modelos desenvolvidos pela Fiat no Brasil e nunca foram exportados ou tiveram algum modelo equivalente na Europa.
Também foi confirmado que a marca trabalha em um novo citycar para a Europa com motor elétrico ou híbrido. Esse veículo ainda está em desenvolvimento e aguardando algumas normas europeias que estão passando por mudança. Seria um carro menor que o Panda e com tecnologia simplificada, mas mantendo a capacidade de carga de um veículo deste porte. A depender dos próximos capítulos, poderá ser o sucessor do Mobi no Brasil.



