Fábrica da Volkswagen em Taubaté completa 50 anos. Veja curiosidades

Conhecida como a Casa do Gol, a fábrica de Taubaté já produziu Passat, Up, Polo Track e agora o Tera

Gol, Up, Polo e Tera. Esses são os mais conhecidos dos milhões de carros que saíram da fábrica de sucessos da Volkswagen que completou 50 anos no dia 14 de janeiro de 2026.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Veja curiosidades sobre a existência da fábrica cinquentenária no interior de São Paulo:

Casa do Gol

A fábrica de São Paulo já estava muito ocupada cuidando das linhas de Fusca, Brasília e Variant. O plano de investimento da Volks era criar uma unidade mais moderna para produzir o Gol, a sua nova aposta para substituir o Fusca.

A estratégia de construir uma fábrica do zero para produzir um substituto do Fusca também foi adotada pela VW em outros países. Nos Estados Unidos a empresa também ergueu uma fábrica do zero para produzir o Golf. Foram produzidos mais de 8 milhões de Gol e ele é o modelo de maior sucesso da fábrica.

Propaganda da VW sinalizava Taubaté como uma cidade muito próxima de atrações turísticas (reprodução)

Na época era um novo projeto da empresa e a unidade foi preparada para conceber o Gol de ponta a ponta. Por mais de 30 anos o Gol teve sua produção divida entre São Bernardo do Campo e Taubaté, mas a fábrica do interior foi mais longe e produziu todas as gerações por 43 anos.

E por que Taubaté?

A VW considerou o local estratégico. Além de já ter alguma mão de obra especializada – com a Chevrolet na Vizinha São José dos Campos e a Ford já em Taubaté – também encheu os olhos dos alemães a infraestrutura ferroviária. A linha da Central do Brasil fica em frente à fábrica e já foi utilizada pela empresa.

Também contou Taubaté estar distante de São Paulo e em outra área sindical. A empresa vinha tendo embates seguidos com os sindicatos da Grande São Paulo.

O Passat chegou primeiro

O Gol só viria estrear em 1980. O primeiro modelo de fato a sair de Taubaté em 1976 foi o Passat, que já tinha estreado em 1974 e teve parte da produção mudada para Taubaté.

Impulsionou a infraestrutura da cidade

Quando a VW adquiriu um terreno em Taubaté a cidade tinha cerca de 110 mil habitantes. Na época da construção da fábrica a montadora alemã fez um pedido de ampliação da rede de telefonia e energia da cidade. A fábrica precisava de 3 vezes mais energia do que a cidade toda consumia. Essa informação consta no jornal Folha de São Paulo de 3 de janeiro de 1972.

Quando a Volks chegou em Taubaté já existia uma fábrica da Ford em um bairro vizinho que fabricava motores. Essa fábrica a Ford herdou quando comprou a Willys no Brasil. Essa fábrica da Ford já não existe mais na cidade.

Lançou o motor flex na linha VW

O primeiro carro fabricado em série com motor que aceita etanol e gasolina saiu da fábrica de Taubaté. Foi o Gol, em março de 2003.

Faltavam funcionários

Propaganda da VW sinalizava Taubaté como uma cidade muito próxima de atrações turísticas (reprodução)

A ilustração acima é uma reprodução em inteligência artificial de um anúncio na revista “Família VW” em 1973. Era uma peça publicitária para atrair mão de obra especializada, que estava na capital, para o interior.

A revista exaltava a qualidade de vida em Taubaté e a proximidade com Campos do Jordão e belas praias, como Rio de Janeiro Ubatuba e Parati. Um ponto é que no mapa publicado o Rio de Janeiro ficava muito próximo da unidade, o que não é verdade, principalmente considerando a distância que São Paulo está no desenho.

Parte deste texto foi originalmente publicado em Turboway em novembro de 2024.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

guest
0 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES