
Gol, Up, Polo e Tera. Esses são os mais conhecidos dos milhões de carros que saíram da fábrica de sucessos da Volkswagen que completou 50 anos no dia 14 de janeiro de 2026.
Veja curiosidades sobre a existência da fábrica cinquentenária no interior de São Paulo:
Casa do Gol
A fábrica de São Paulo já estava muito ocupada cuidando das linhas de Fusca, Brasília e Variant. O plano de investimento da Volks era criar uma unidade mais moderna para produzir o Gol, a sua nova aposta para substituir o Fusca.
A estratégia de construir uma fábrica do zero para produzir um substituto do Fusca também foi adotada pela VW em outros países. Nos Estados Unidos a empresa também ergueu uma fábrica do zero para produzir o Golf. Foram produzidos mais de 8 milhões de Gol e ele é o modelo de maior sucesso da fábrica.

Na época era um novo projeto da empresa e a unidade foi preparada para conceber o Gol de ponta a ponta. Por mais de 30 anos o Gol teve sua produção divida entre São Bernardo do Campo e Taubaté, mas a fábrica do interior foi mais longe e produziu todas as gerações por 43 anos.
E por que Taubaté?
A VW considerou o local estratégico. Além de já ter alguma mão de obra especializada – com a Chevrolet na Vizinha São José dos Campos e a Ford já em Taubaté – também encheu os olhos dos alemães a infraestrutura ferroviária. A linha da Central do Brasil fica em frente à fábrica e já foi utilizada pela empresa.
Também contou Taubaté estar distante de São Paulo e em outra área sindical. A empresa vinha tendo embates seguidos com os sindicatos da Grande São Paulo.
O Passat chegou primeiro
O Gol só viria estrear em 1980. O primeiro modelo de fato a sair de Taubaté em 1976 foi o Passat, que já tinha estreado em 1974 e teve parte da produção mudada para Taubaté.
Impulsionou a infraestrutura da cidade
Quando a VW adquiriu um terreno em Taubaté a cidade tinha cerca de 110 mil habitantes. Na época da construção da fábrica a montadora alemã fez um pedido de ampliação da rede de telefonia e energia da cidade. A fábrica precisava de 3 vezes mais energia do que a cidade toda consumia. Essa informação consta no jornal Folha de São Paulo de 3 de janeiro de 1972.
Quando a Volks chegou em Taubaté já existia uma fábrica da Ford em um bairro vizinho que fabricava motores. Essa fábrica a Ford herdou quando comprou a Willys no Brasil. Essa fábrica da Ford já não existe mais na cidade.
Lançou o motor flex na linha VW
O primeiro carro fabricado em série com motor que aceita etanol e gasolina saiu da fábrica de Taubaté. Foi o Gol, em março de 2003.
Faltavam funcionários

A ilustração acima é uma reprodução em inteligência artificial de um anúncio na revista “Família VW” em 1973. Era uma peça publicitária para atrair mão de obra especializada, que estava na capital, para o interior.
A revista exaltava a qualidade de vida em Taubaté e a proximidade com Campos do Jordão e belas praias, como Rio de Janeiro Ubatuba e Parati. Um ponto é que no mapa publicado o Rio de Janeiro ficava muito próximo da unidade, o que não é verdade, principalmente considerando a distância que São Paulo está no desenho.
Parte deste texto foi originalmente publicado em Turboway em novembro de 2024.



