A Volkswagen está com dificuldades para avançar em seu projeto de um novo Golf elétrico, segundo a Bloomberg. O projeto estaria consumindo mais dinheiro do que a empresa alemã previu e isso é um obstáculo para que o novo modelo seja apresentado até 2029. Qualquer mudança de plano também deve afetar a geração atual – que estará disponível no Brasil – e abaixo explicamos porque.

Segundo as informações da Bloomberg, citando fontes na montadora, o alto custo para reestruturar a fábrica alemã de Wolfsburg virou uma enorme dor de cabeça dentro da empresa. Isso já resultaria em um atraso de cerca de nove meses no cronograma do novo Golf.
O plano da Volkswagen é fazer a mudança de produção da geração atual do Golf para o México. Assim, a fábrica alemã produziria apenas os novos elétricos da marca, como este Golf e o novo ID.Cross, a versão elétrica do T-Cross.
Aqui há um ponto de interesse para o Brasil. A versão atual do Golf estará disponível no Brasil e ela deve ficar mais barata se produzida no México, devido à acordos entre os países. O atraso no cronograma do projeto do novo Golf pode atrasar a mudança de produção da versão antiga da Alemanha para o México.
Novos elétricos
O novo Golf elétrico deverá ser totalmente das versões anteriores e terá estrutura com elementos da Porsche. O atraso na criação do novo Golf deve empurrar o lançamento para meados de 2029 com vendas na Europa e nos Estados Unidos. Segundo a Bloomberg, os planos da montadora apontam para que a linha atual do Golf seja mantida e conviva junto com o Golf elétrico e híbrido até que a Europa proíba de vez os motores não elétricos.
Nos últimos dias a Volkswagen já anunciou a chegada na Europa de versões elétricas do T-Cross e do Polo. A nova política para carros elétricos da VW é a criação de versões de modelos já existentes, diferentemente do que a marca fazia até agora, que era lançar modelos com conceito e nomenclatura diferente, como o ID.3 e ID.4.
Se não houver novos atrasos, o novo Golf elétrico substituirá o ID.3 até o final da década.
Até 2020 a Volkswagen teve uma versão elétrica do Golf na Europa e ela foi trocada pelo ID.3. Só que o novo modelo não teve vendas expressivas como a Volks esperava. Foi isso que levou a marca a uma correção de rota, onde produzirá versões elétrica e híbrida dos mesmos veículos.