Apple habilita vídeos no Carplay, mas funcionalidade depende do veículo

Nova funcionalidade vai fazer rodar até o streaming da Apple nos carros, mas ainda depende de condições para os fabricantes

Ajustes visuais no Apple Carplay, que reproduzirá vídeos em breve (Apple/divulgação)

A Apple já fez mudanças em seu Carplay para que o sistema reproduza vídeos nas telas multimídias dos carros. A funcionalidade ainda está restrita à desenvolvedores e, para chegar aos veículos, dependerá de adaptações que devem ser feitas pelas montadoras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tanto a Apple como o Google travam a reprodução de vídeo em seu sistema seguindo uma diretriz de segurança no trânsito, impedindo que o motorista utilize a central para assistir vídeos enquanto guia. É assim desde o começo, há quase 12 anos.

A funcionalidade de vídeo na central multimídia já havia sido divulgada pela Apple no ano passado na conferência que ela realiza com desenvolvedores, em junho. No entanto, até agora ninguém havia visto o recurso em funcionamento.

Um desenvolvedor chamado Thomas Dye conseguiu fazer a funcionalidade rodar e até gravou um vídeo exemplificando. Assim, vídeos que são compatíveis com o Airplay rodaram normalmente.

A demonstração de Thomas também revela que vídeos do streaming da Apple também poderão rodar na tela do carro. O site 9to5mac revelou que a Apple só liberará o recurso para veículos de montadoras que tenham um recurso que indique ao sistema que o carro está parado. Assim, a plataforma interromperá a reprodução caso o veículo se mova, evitando riscos.

Essa adaptação deve fazer com que o recurso ainda leve um tempo para chegar ao mercado, já que a Apple exige que os sistemas sejam certificados junto à ela. Por essas exigências é possível deduzir que a função estará disponível só em veículos novos.

Fora do universo Google e Apple há aparelhos e adaptações no mercado que permitem a multimídia rodar vídeos, mas através de hacks em celulares Android que espelham a tela ou por uma exibição direta, sem passar pelo Carplay. Esses métodos não são homologados pelo Denatran, que proíbe que dispositivos reproduzam vídeos na parte da frente do carro. Dirigir enquanto assiste vídeos é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

guest
0 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES