A BMW anunciou que deu um salto no desenvolvimento de suas baterias e poderá baixar os custos de sua linha elétrica a partir de 2025. A empresa pretende igualar o preço de seus carros elétricos com os que são movidos a gasolina.

Segundo a empresa, ela vai aposentar baterias com as células em formato prisma e vai adotar o formato cilíndrico (foto acima) que garantem maior eficiência energética e maior autonomia. A Tesla já utiliza essa última solução.
Seria como se dentro de uma caixa maior estivessem várias pequenas células com o mesmo formato de uma pilha convencional. A empresa disse que as novas células reduzem o uso de cobalto e aumentam o uso de silício. O resultado será uma redução no tempo de carregamento.
A BMW estima que com suas novas baterias o custo de produção caia em 50%. A empresa pretende fabricar essas baterias na China, Europa e na América do Norte, sem especificar os países nestes dois últimos locais.
O comunicado da BMW é relevante porque atualmente o maior custo de um carro elétrico é justamente a bateria. A BMW, assim como todas as montadoras que atuam na Europa, atua para tirar de linha o carro a combustão até 2035. A empresa possui fábrica no Brasil, em Santa Catarina, que ainda não produz carros elétricos.
Às vezes penso naquela estória do cobertor curto quanto ao fato de que o bem vindo carro eletrificado possa ser uma solução benéfica e definitiva para o meio ambiente. Pergunto: é mesmo verdade verdadeira que a fabricação dessas baterias não impactam absolutamente nada de ruim o meio ambiente?
Mas, ninguém afurmou que não impactam.
Vantagem dos carros elétricos: conforto acústico e baixíssima vibração.
Quanto a poluição, só teria vantagem se usasse energia vinda de usinas nucleares, hidráulicas ou à hidrogênio…