Cadillac: você vai ouvir falar muito desta marca a partir de agora

GM terá sua segunda marca no Brasil voltada especialmente para o mercado de carros de luxo. Na Fórmula 1 uma equipe nova estará no grid com a marca da nova montadora

A GM resolveu expandir as operações mundiais da Cadillac e a marca será uma opção de luxo, ficando acima da Chevrolet, a principal marca do grupo por aqui. A Cadillac está chegando ao Brasil e logo mais terá um marketing de peso, com a marca dando nome à uma equipe na Fórmula 1.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -


A Cadillac já é uma marca consolidada e prestigiada nos Estados Unidos. Teve modelos importados e um deles chegou a ficar famoso mais recentemente em letra de música de Roberto Carlos. Depois a GM concentrou seus esforços na Chevrolet e a Cadillac ficou guardada na cultura pop, mas sem presença nas ruas.

A volta da marca será com modelos elétricos e importados apenas – não há previsão de produção de modelos da marca no Brasil. Os modelos que chegarão será o Lyriq e o Optiq, que são produzidos com partes desenvolvidas em conjunto com o que equipa os novos Chevrolet Equinox e Blazer EV. A faixa de preço dos modelos Cadillac devem ficar em torno de R$ 500 mil.

A expansão da marca pela GM receberá o reforço de marketing da Fórmula 1 no próximo ano. A Cadillac será a décima primeira equipe no grid, que contará no próximo ano também com a Audi. A curiosidade é que a GM não tem um motor próprio para disputar a categoria e, pelo menos por agora, usará motores Ferrari. No Brasil a transmissão da F1 terá mudanças: voltará para a TV Globo, o que garantirá um marketing expressivo para a GM.

Cadillac saiu do Brasil na década de 50

A Cadillac nasceu no início do século passado nas mãos dos antigos sócios de Henry Ford. A General Motors comprou a empresa em 1909. É da Cadillac o marco da invenção de um motor de partida elétrica que substituiu a manivela que era necessária ser girada para dar a partida nos veículos. A marca chegou ao Brasil em 1913 e chegou a ter uma linha de montagem junto com a Chevrolet, em São Caetano do Sul (SP).

A Cadillac comercializou seus carros no Brasil por 40 anos. Sobreviveu à crise econômica de 1930, sobreviveu às duas Guerras Mundiais, mas sucumbiu quando o governo de Getúlio Vargas restringiu as importações. A GM decidiu concentrar os investimentos todos na Chevrolet, que já tinha a fábrica de São Caetano e estava montando uma nova fábrica em São José dos Campos (SP) (leia mais sobre esta fábrica aqui).

Os últimos modelos foram sendo vendidos na década de 50, mas nos anos posteriores a Cadillac sumiu totalmente das ruas. O cantor Roberto Carlos é dono de um Cadillac Eldorado 1959 e chegou a lançar uma rua chamada “O Cadillac” em 2003 (vídeo abaixo).

Roberto é, de fato, dono de um Cadillac Eldorado 1959. O modelo é vermelho e tem motor V8 de 6.4 litros e desenvolve 325cv.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Notificação de
guest
0 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários