sexta-feira, 17 de maio de 2024

Carros que passaram dos R$ 100 mil e você nem percebeu

Turbolista aponta os veículos que chegaram aos R$ 100 mil com os diversos reajustes no último ano. Pandemia e custo de produção contribuíram para a escalada.

Os preços de carros no Brasil estão subindo como um foguete. Desde o ano passado temos acompanhado aqui no Turboway o sumiço dos “carros de R$ 30 mil” no mercado e por outro lado alguns carros têm rompido a barreira dos R$ 100 mil. Muitos “comentaristas de Facebook” esbravejam na internet, mas quem tem o dinheiro para comprar parece não ligar muito: as vendas continuam a todo vapor.

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Nesta TurboLista apresentamos os carros que estavam em patamares inferiores e em 2021 atingiram os 100k de reales:

Volkswagen Saveiro

Volkswagen Saveiro
Volkswagen Saveiro

A Saveiro já não surfa no topo do ranking da sua categoria há um tempo e viu a concorrente Fiat Strada avançar. Na tabela de preços acontece o inverso. A VW fez sucessivos aumentos na linha e hoje a Saveiro topo de linha sai por R$ 99.400 – na cor preta (contra R$ 88 mil da Strada topo de linha). Basta adicionar uma outra cor para chegar aos R$ 100 mil.

Fiat Doblo

Fiat Dobló

Carro que foi lançado no início dos anos 2000 e permanece sendo um dos únicos em sua categoria, um mini furgão para transporte de passageiros que agora custa R$ 110 mil. Chega a ser mais caro que versões do Jeep Renegade.



Fato é que a Dobló nesse tempo recebeu só as atualizações corriqueiras da linha Fiat, nada de troca de visual ou grande novidade tecnológica. Vale ressaltar que a Dobló tem, desde 2010, uma nova versão que não chegou ao Brasil e foi vendida (importada) no Chile e Argentina. Até essa nova versão já foi aposentada nos vizinhos.

Aqui no Turboway você pode entender se vale a pena comprar uma Dobló usada.

Suzuki Jimny

Suzuki Jimny

Aqui estamos falando do Jimny tradicional, que chegou aos R$ 100 mil na tabela de março e não o Jimny Sierra que já custa bem mais que 100 mil. O Jimny convencional nunca foi um carro barato e isso tem a ver com sua proposta.

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Ainda que nesse preço, o Jimny é o 4×4 mais barato do Brasil e não faz sentido relacionar o preço do carro com seu tamanho, como volta e meia é tratado o assunto em comentários na internet. O Suzuki Jimny é um carro de nicho que pode ganhar espaço no mercado com o possível encerramento da Troller.

O Jimny é um carro divertido de dirigir, aqui no Turboway comentamos sobre isso.

Chevrolet Spin

Chevrolet Spin
Spin Active7

Em relação aos carros anteriores, a Spin é outra sobrevivente de uma categoria. As mini vans foram desaparecendo aos poucos com a chegada de novos SUVs. Hoje ela reina sozinha e suas versões tem preços a partir de R$ 81 mil. No entanto as versões de topo de linha já romperam, no ano passado, a barreira dos 100k nas versões Premier, Activ5 e Activ7.

A Chevrolet Spin também passou pela análise to Turboway e teve uma análise positiva.

Chery Tiggo 5x

O Tiggo 5x chegou com a proposta de ser um concorrente do Jeep Renegade com preço de Nissan Kicks. A Caoa lançou o veículo por R$ 87 mil e isso foi muito importante para o veículo superar as desconfianças de início.

O Tiggo 5x tem sua importância no mercado, principalmente pelo cardápio de acessórios. Hoje é o modelo mais popular da empresa no Brasil, até mais do que o seu irmão mais barato, o Tiggo 2.

Mas não é possível mais comprar um Tiggo 5x com menos de R$ 100 mil: a versão mais barata sai, em março, por R$ 101 mil e a mais cara por R$ 117 mil.

Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus
Citroën C4

O Cactus foi colocado no mercado em 2018 como o SUV da Citroën e com uma faixa de preço interessante: a versão mais barata era R$ 68 mil e a mais cara chegava aos R$ 99 mil. Por esse motivo não seria surpresa para o leitor falar que o carro chegou aos R$ 100 mil, mas o fato é que a versão mais barata já chegou aos R$ 94 mil. O C4 Cactus mais caro sai por R$ 123 mil.

Volkswagen Virtus

O sedã compacto da Volks tem estilo mais refinado que o popular Voyage, mas preço da versão mais barata do antigo Jetta 1.4 TS (que perdeu versões básicas e agora segue rumo aos R$ 200 mil). Com os últimos reajustes o sedã já passou dos R$ 104 mil e estamos falando da versão Highline. Existe ainda a versão GTS que atingiu os R$ 120 mil.

Publicada originalmente em

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