O lançamento da marca Changan no Brasil, através da sociedade Chery-Changan, coloca no mercado brasileiro as atuais seis maiores vendedoras de carros da China. Byd, Chery, Geely, Changan, Saic e Gwm chegaram ao país por meios diferentes uma das outras.
Neste texto contamos pra você como as maiores fabricantes de carros da China chegaram ao Brasil e agora fazem investimentos bilionários para destronar as marcas tradicionais.
Quais são as marcas de carros que mais vendem na China?
Segundo a China Passenger Car Association, a Byd é a empresa que mais vendeu carros de passeio na China até outubro deste ano. Foram 3 milhões e 380 mil veículos no mercado chinês.

A Byd é justamente a mais promissora das chinesas no mercado brasileiro atual e, mesmo só com importados, já é a sétima marca que mais vendeu carros em 2025, desbancando marcas tradicionais por aqui como Honda e Renault. A Byd chegou ao Brasil inicialmente trabalhando com sistemas de transporte e só em 2022 começou a vender carros.
A Saic também é um grupo gigante na China, mas ela atua através de várias marcas. No Brasil ela chegou primeiro através da Chevrolet, que trouxe o elétrico Spark para concorrer com os produtos da Byd. O Spark, na verdade, é um produto da BaoJun, que é da Saic. A partir de 2026 a marca estará no Brasil com a marca originalmente inglesa MG.
Chery, Geely, Changan e Gwm
A segunda maior vendedora de carros em 2025 na China é a Chery, com menos da metade do volume que a Byd vendeu (1 milhão, 390 mil). É um resultado expressivo porque a Chery avançou muito em vendas na China nos últimos anos. Por aqui a marca chegou sozinha, se arriscando com o seu modelo QQ e em 2017 se associou à Caoa, formando a Caoa-Chery.
A terceira maior vendedora da China este ano é a Geely. A marca chegou ao Brasil em 2014 como parceira do Grupo Gandini (importador da Kia) e foi um fiasco. Apesar de já estar aqui no Brasil há anos como dona da Volvo, os seus modelos próprios não caíram no gosto do brasileiro e ela foi embora menos de quatro anos depois. Retorna agora em sociedade com a Renault do Brasil e produzirá seus veículos na fábrica da marca francesa no Paraná. A Geely também é dona da Zeekr, marca de carros elétricos que também está no Brasil.

A quarta que mais vende, a Changan, estreou em novembro de 2025 com uma associação com a Caoa, formando a Caoa-Changan. A marca que agora vende carros de luxo já havia sido a chinesa pioneira no país, vendendo modelos por aqui que eram vistos como utilitários frágeis ou simplesmente ruins. Se você não lembra do nome Changan é porque a marca atuou por aqui com o nome “Chana”.
A quinta maior vendedora é a Gwm, que assim como a Byd chegou ao Brasil por meios próprios e está se consolidando por ter produtos que conseguiram romper a barreira do comprador que antes associava carros chineses à produtos frágeis. A Gwm comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e atualmente produz carros por lá.
Não para por aí. Se considerarmos o Top10 das marcas, também chegaram ao Brasil a Leapmotor e a Jetour (marca da Chery).
Apenas como explicação, o ranking acima considera as vendas por marca dos grupos. Há grupos chineses que operam com várias marcas naquele mercado e essa soma pode gerar resultados diferentes. No caso da Gwm, a quinta posição no ranking de outubro se refere aos produtos Haval, justamente o principal produto dela atualmente no Brasil.


