Existem carros que são considerados muito legais na época do lançamento e acabam nas mãos de poucos. Com o tempo esses carros acabam sendo cobiçados por um público específico. O Chevrolet Tigra é um desses modelos e neste texto vou falar um pouco sobre ele.
O carro chamou a atenção nas páginas das revistas automotivas ao aparecer no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 1993.
![Opel Tigra](https://www.turboway.com.br/wp-content/uploads/2022/02/opel_tigra_8-900x495.jpg)
Visual futurista em uma marca de carros popular no Brasil, coisa que na época o mais aproximado que existia era o Eclipse, sucesso nas rodas de conversa da molecada. Eram carros dos sonhos e hoje, muitos anos depois, tem quem ainda busque realizar um sonho destes.
Divertido de dirigir, o carro chegou ao Brasil apenas em 1998, importado da fábrica da Opel em Zaragoza, na Espanha. A Opel era a marca da Chevrolet na Europa até ser comprada pela Peugeot em 2017. Hoje ela pertence à Stellantis, marca que juntou Fiat e Peugeot.
Compartilhava peças com o Corsa
Apesar do design arrojado para a época, com um vidro de model especial na traseira – o que pode ser um terror em caso de quebra, o interior era baseado no próprio Corsa europeu. Como o Corsa de lá era o mesmo de cá na época, as peças eram compartilhadas, o que alivia bastante quem procura uma dessas peças para reposição.
Achar um Tigra a venda não é coisa tão difícil, eles estão sempre pelos sites de vendas, mas nem sempre em bom estado. É bom que você saiba que na época a Chevrolet importou 2652 Tigras e eles estão por aí em sete cores: Amarelo Curry, Azul, Azul Polarsea, Prata Star, Verde Rio Verde, Vermelho Magma e Preto Schwarts.
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O Tigra trazido para o Brasil tem motor 1.6 de 16v que rende até 100cv, a mesma mecânica do Corsa GSi. Não é um carro veloz, tampouco confortável para os passageiros. São 2 lugares na frente e dois atrás.
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Os modelos que saíam da fábrica espanhola para vir ao Brasil, Argentina e para o México recebiam roda de liga leve aro 14, enquanto os modelos que ficavam na Europa tinham roda aro 15 e ainda uma opção com motor 1.4.
Todos os Tigras que vieram ao Brasil tinham ar-condicionado, airbag para o motorista, faróis de neblina, direção hidráulica e banco em tecido. Na época algumas concessionárias daqui ofereciam uma customização com bancos em couro.
Tigra foi vítima da primeira disparada do dólar
A importação para México e Brasil não durou quase nada e para cada um dos países há uma explicação diferente. No México o carro foi um fracasso e encalhou. No Brasil o sonho acabou em janeiro de 1999, no início do segundo mandato do governo FHC.
Naquele mês o Banco Central abandonava o plano de deixar o Real equiparado ao Dólar e passou a deixar o câmbio flutuar. Um Dólar, que em 98 era algo próximo a R$ 1,10, passou a valer algo em torno de R$ 2,00 em 1999 e com isso muitos importados deram adeus ao mercado. O Tigra foi um deles.
Tigras do Brasil
Segundo o Denatran, em 2022 existiam 2628 ainda registrados. Claro que podem existir alguns que viraram sucata e não foram baixados no Detran, mas importante é saber que ainda existe um número razoável de Tigras por aí.
Essa geração do Tigra que chegou ao Brasil foi fabricada na Europa até o ano 2000. Depois o carro desapareceu e a Opel resolveu lançar uma geração apenas em 2004, chamada Twin Top, que durou até 2009. Essa segunda geração se baseava na linha da Opel da época e lembra um pouco a segunda geração do Vectra no Brasil.
Ao buscar dados do carro na lista pública da frota brasileira, Turboway encontrou uma informação interessante: existe um Tigra Twin Top registrado no Brasil, no Estado de São Paulo. Se alguém conhecer esse carro, não esqueça de contar pra gente.
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Vale a pena comprar um Tigra?
Se o Tigra lhe desperta algum saudosismo, vá em frente. Afinal o carro tem mecânica semelhante aos modelos nacionais da época, o que diminui muito a carga no bolso.
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Apesar de constar como um veículo de 4 portas, o Tigra tem os bancos do passageiro atrás quase improvisados.
É um espaço um pouco maior do que a Fiat deixou na geração anterior da Strada cabine dupla, porém com uma inclinação para trás. Se for para uso da família então, nem pensar. O Tigra não foi feito para isso.
Alguns Tigras encontrados na Webmotors e OLX parecem estar em bom estado. O problema é que alguns passara por customizações que não são facilmente desfeitas.
Se você, como eu, prefere o mais original possível, vai ter que buscar bastante. Felizmente o preço hoje é muito acessível: o Tigra 1998 hoje está em R$ 30 mil na tabela Fipe (fev/2022).