Uma inédita van é a grande novidade na linha da Toyota. Amparada no bom nome que a montadora desenvolveu no Brasil e aliada ao motor já consagrado da Hilux, a Hiace competirá diretamente com produtos já consagrados no mercado brasileiro, como a Sprinter e a Ducato.
A pronúncia correta do nome da picape da Toyota é “Rái Eice” e não “Riáce”. As palavras Hi e Ace, em inglês, dão significado de algo feito com grande qualidade.

A Toyota Hiace é montada na Argentina com parte das peças trazida do Japão. A fábrica, que fica no entorno da capital Buenos Aires, é a mesma que atualmente monta a Hilux. Assim, a Hiace compartilha não apenas o motor 2.8 turbodiesel, mas vários componentes já utilizados pela linha da picape Hilux.
O Brasil recebe a Hiace com atraso. A van já está em fabricação na Argentina há um ano, mas a estreia dela pelo planeta foi em 1967. Daquele ano para cá já são seis gerações de Hiace que estão presentes em pelo menos 150 países, segundo a própria Toyota.

A primeira a chegar no mercado brasileiro é a versão de passageiros, mas na Argentina estão disponíveis também uma versão de luxo para passageiros e versões furgão com e sem teto alto.
Versões no Brasil

A Hiace de passageiros disponível no Brasil é a versão convencional e tem 5,91 m de comprimento, que equivale à maioria das Ducato e Sprinter vendidas atualmente por aqui. Ela está disponível apenas na cor branca e com câmbio automático e sai por R$ 365 mil. Segundo a Toyota, até o fim do ano chegarão as versões furgão e ambulância.
Possui três airbags (dois frontais e um de joelho para o motorista), assistente de subida, sistema de alarme, controle de tração e cinto de três pontos em todos os assentos. Tem central multimídia de 9 polegadas com entrada USB e conexão bluetooth, controle do som no volante, sensores de estacionamento na frente e atrás e câmera de ré. A roda é de aço, de 16 polegadas, tem parachoques de plástico na cor preta.
O motor é o 2.8 16V turbodiesel com potência de 174cv e torque de 45,8 kgfm. O câmbio é automático, de 6 marchas e a tração é traseira.