quarta-feira, 24 de abril de 2024

Estudo aponta que o inverno é inimigo do carro elétrico

Alguns modelos chegam a ter a autonomia diminuída pela metade quando rodam em ambientes muito frios. Teste é de associação alemã.

Se você viveu alguma parte da década de 80 deve se lembrar que o carro a álcool era o pesadelo dos donos na época do frio: era um “parto” para pegar e ainda exigia um tempo esquentando na garagem para rodar. Pois bem, um estudo alemão mostra que o carro elétrico também sofre com o frio, mas claro que não da mesma forma que o álcool.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo informações reunidas pela ADAC, um clube automotivo alemão, no inverno os carros elétricos consomem muito mais energia e, portanto, ficam menos eficientes e portanto rodam menos do que em um local com clima quente. O Volkswagen ID.3, por exemplo, tem a autonomia reduzida pela metade quando roda em ambiente com sete graus negativos.

Dos veículos listados pela ADAC, os melhores resultados foram do Fiat 500e e do Renault Zoe, ambos disponíveis no Brasil, que tiveram menos perda de autonomia em um clima gelado.

Veja o resultado do experimento da ADAC:



Modelo14° C-7° CPerda
Fiat 500e *244 km182 km25%
Renault Zoe *351 km244 km30%
Hyundai Kona215 km147 km32%
Ford Mustang300 km202 km33%
Lexus UX300224 km141 km37%
Nissan Leaf *332 km210 km37%
VW ID.3324 km162 km50%
* (disponíveis no Brasil)

A explicação encontrada pela ADAC para o rendimento pífio do carro da Volks foi que o veículo possui um sistema de aquecimento para as baterias justamente para rodar em locais frios, para que o veículo mantenha uma performance linear. Isso faz com que a energia do carro seja consumida mais rapidamente.

O cenário mostra que os fabricantes terão que ocupar algum tempo pensando em como reduzir a perda de autonomia destes veículos, já que a autonomia ainda é um tema caro ao carro elétrico. A boa notícia é que o frio extremo não é uma preocupação do brasileiro.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários