A fabricante chinesa Geely anunciou a compra de 26% da Renault do Brasil e assim produzirá veículos no país a partir do próximo ano na fábrica da marca em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
A Renault e a Geely já mantinham parceria para o início da produção de veículos híbridos no país, que inicialmente contemplaria apenas a Renault. As marcas também já eram sócias em um negócio de motores, que atualmente fornece a parte mecânica do Renault Kardian.

O acordo entre as marcas permite que a Geely passe a utilizar diretamente a fábrica da Renault no Paraná e em contrapartida a marca francesa passa a ter acesso a itens importantes desenvolvidos pela chinesa, como as plataformas eletrificadas.
Em tese a Geely passará a atuar no Brasil em uma categoria diferente da Renault, batendo de frente com as também chinesas BYD e GWM. Com o negócio a Geely dá um importante passo e firma sua entrada no Brasil de uma forma mais eficiente que suas concorrentes, que estão tendo o trabalho de criar toda uma infraestrutura praticamente do zero para atuar por aqui.
A Geely já atua no Brasil com veículos importados. Ela é dona da Volvo e também da Zeekr. Além disso a marca já montou uma rede de concessionárias e vende os modelos EX2 e EX5 por aqui.



