sexta-feira, 17 de maio de 2024

Nome polêmico, cor chamativa: veja curiosidades do Nivus

O Nivus certamente é um carro que chama a atenção nas ruas. O modelo tornou mais popular um tipo de carroceria pouco visto por aqui: o SUV cupê, que permite linhas mais arrojadas e chamativas. O Nivus é também um campeão de buscas na internet, com gente querendo saber de tudo sobre o carro. Por isso o Turboway separou as principais curiosidades do Nivus.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Curiosidades do Nivus

Nivus foi o último nome

Durante todo o processo produtivo ele usou outros nomes. O modelo da Volkswagen internamente se chamou New Urban Concept, New Urban Coupé e T-Sport, uma derivação para a nomenclatura usada no T-Cross. O definitivo só surgiu ao público no final de 2019, poucos meses antes do lançamento.

Made in Brazil

O Nivus é um modelo fabricado no Brasil que aos poucos ganha novos mercados, tornando-se global. O que poucos sabem é que ele foi inteiramente pensado aqui, com total liberdade da matriz alemã. Quem assina o projeto é José Carlos Pavone, um dos grandes designers de carros do momento.

O projeto de Pavone agradou tanto a matriz que a fez incluir nos planos de lançá-lo na Europa. É a primeira vez que um carro totalmente pensado no Brasil irá circular no continente europeu. “Se a ideia é boa, ela se encaixará em diferentes mercados”, avalia o designer.



Quase que a traseira foi outra

Os modelos iniciais do Nivus não previam a traseira com a barra central, que percorre a lataria ligando as duas lanternas, ideia usada com sucesso no T-Cross. Quando ele ainda era o New Urban Coupé, a traseira era muito parecida com o que viríamos depois no Volkswagen Taos. A Volkswagen acertou na troca.

Curiosidades do Nivus
Pra falar das curiosidades do Nivus, a traseira não poderia ficar de fora

Nivus aqui, Taigo lá

Já falamos que ele foi bem aceito pela matriz alemã, que decidiu comercializá-lo no mercado europeu. Apesar de o carro ser muito parecido esteticamente, ele sofreu uma mudança decisiva. Em vez de Nivus, ele vai se chamar Taigo. O lançamento está previsto para o fim de 2021, com fabricação em Pamplona, Espanha.

Ele jamais circularia com esse nome na Estônia

A Estônia, país de apenas 1,3 milhão de habitantes, está longe de ser um grande mercado para a Volkswagen. Mas talvez a troca de nome na Europa tenha sido feita para não desagradar a cultura local estoniana. É que Nivus significa, vejam só, um palavrão que pode ser amenizado como virilha. Pega mal, né.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O que significa Nivus?

É claro que a Volkswagen não quis batizar seu carro de “virilha”. Mas afinal, o que significa Nivus? A resposta é: ninguém sabe! Em geral, as montadoras escolhem nomes que tragam boa sonoridade, que peguem no mercado de forma rápida. Nomes curtos, com poucas sílabas, de fácil grafia são sempre bem-vindos é é o caso do Nivus – e do Polo, do Virtus, do Onix, da Strada, etc, etc.

Nem sempre há a necessidade de explicar um nome de carro. Por isso, a única tradução que temos é virilha em estoniano chulo…

Nivus Cinza Moonstone é um privilégio

Cinza Moonstone
O Cinza Moonstone – nardo grey ou cinza grey – também é uma das curiosidades do Nivus

Além de popularizar a carroceria cupê, o Nivus foi capaz de tornar mais acessível outro item mais elitizado. O modelo é o único do catálogo da Volkswagen a ter a cor Cinza Moonstone disponível. A cor, que é uma derivação do Nardo Grey – ou Cinza Nardo -, está presente apenas em modelos mais caros, incluindo a linha RS da Audi. Clique aqui para saber mais sobre o cinza moonstone.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários