O que é o híbrido etanol, chamado de motor do futuro?

Combustível reúne o melhor do carro elétrico com o melhor do movido a hidrogênio.

Muita gente acha que o carro elétrico a baterias seja o veículo do futuro. Outros, apostam mais no veículo movido a hidrogênio. Até são, mas existe um outro tipo de motor que promete ser ainda mais revolucionário e que reúne o melhor dos dois tipos. É o motor híbrido etanol.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mas o que é o motor híbrido etanol? Em resumo, ele transforma o etanol em moléculas de hidrogênio, que se transformam em eletricidade, com a vantagem de não precisar plugar o veículo na energia elétrica para recarregar.

Hoje, o carro 100% elétrico tem a desvantagem de requerer uma longa parada para reabastecimento. Em um país continental como o nosso, os problemas se agravam. Longas viagens demandariam uma certa preocupação com o reabastecimento. Em um futuro em que muitos tiverem elétricos, e se houver filas? O peso das baterias também é um problema, já que elas são muitas em um modelo do tipo. Apesar de não emitir poluentes, a geração de energia elétrica usada para abastecer os postos, pode, sim, ser suja. Na Europa, boa parte da matriz energética vem da queima de carvão, por exemplo.

Já o carro a hidrogênio, muito menos presente no cotidiano, tem sérios problemas com o armazenamento do gás. É preciso preservar o hidrogênio a -36 º C, o que demanda o uso de tanques caros. Não há também a garantia de que estes tanques durem muito, limitando a vida útil dos carros modernos. A rede de postos a hidrogênio é mais cara de ser implementada, em comparação aos postos de veículos elétricos. A vantagem é que ao final do processo o escapamento solta apenas água e nada mais. Zero emissões.



Já o híbrido etanol usa o já popular álcool extraído da cana de açúcar. E o restante é feito pelo carro. Do tanque, o etanol é quebrado em moléculas de hidrogênio, que abastecem células elétricas, que geram a força motriz do veículo. Ao fim do processo, o escapamento emite água e gás carbônico, que é neutralizado pela própria plantação de cana de açúcar.

Mas em que fase de desenvolvimento está o híbrido etanol?

Das três tecnologias citadas aqui, é possível dizer que o híbrido etanol é o menos desenvolvido no mundo. Tanto o veículo elétrico como o a hidrogênio já possuem modelos circulando nas ruas, ainda que em escalas diferentes e baixas. Já o híbrido etanol ainda está no campo da Pesquisa e Desenvolvimento.

São muitas as universidades pilotando o tema. E cada montadora possui seu modelo de desenvolvimento. Algumas se associaram a pesquisas acadêmicas, outras fomentam a própria pesquisa. A Volkswagen, por exemplo, anunciou no ano passado um centro de pesquisas no Brasil. É relevante imaginar que o futuro dos carros passe pelo nosso país, já que a eletrificação ainda encontre muitas barreiras por aqui. Mas a julgar que o Brasil seja pioneiro no uso global do etanol, faz muito sentido.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

12 comentários

Notificação de
guest
12 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Climaco Cézar de Souza
2 anos atrás

Cópia mal feita, DESESPERADA E ILEGAL de antigo reformador de etanol de universidade dos EUA, cujo único objetivo é TENTAR perpetuar o setor canavieiro no Brasil, um elevadíssimo poluidor via queima de bagaço mais gigante consumidor de fertilizantes derivados de petróleo

Tedy
Tedy
2 anos atrás
Responder para  Climaco Cézar de Souza

Exatamente isso que eu acho… boa conclusão

Paulo Cesar
Paulo Cesar
2 anos atrás
Responder para  Climaco Cézar de Souza

Te incomoda o setor canavieiro? Seria melhor dividir as terras deles né?

Carlos Éden Bianco
Carlos Éden Bianco
2 anos atrás

pobre brasileiro, precisa ancioso da metrópole no comando, sem o que não tem futuro pra elle.

Adriano
Adriano
2 anos atrás

Exelente opção frente ao ja falecido carro eletrico que nunca deu certo e não dará novamente.

Fernando A. Corrêa da Costa
Fernando A. Corrêa da Costa
2 anos atrás

Solução perfeita, disponível já para o Brasii. É o carro a etanol com o equipamento eletrô/eletrônico do híbrido. Pouco ou algum desenvolvimento ainda nacessario. Se quiserem pode até ser um híbrido/mix. Estamos esperando o que? Essa solução pode ser a salvação da indústria automobilística brasileira por uma a duas decadas no futuro. Até que tecnologia realmente revolucionária no campo das baterias consolide o dominio dos puramente elétricos.

Barbosa
Barbosa
2 anos atrás

Inacreditavel que ainda exista gente que defenda uma tecnologia desta! Um veículo com dous motores (Um eletrico e outro a combustao), e mais um sistema para transformar o etanol e outra molécula. Esqueceram de falar da poluiçao gerada para ae produzir o etanol, (Vinhaça, moscas, contaminação das aguas, contaminação dos solos, etc…). E o pior de tudo vamos continuar dependendo das bombas de combustíveis, e escravos dos usineiros. Comprei um veículo 100% eletrico, tenho paineis solares, meu custo para abastecer é zero! Quando viajo uso o sistema Carga Rapida. Assim que abaixar os custos, todos irão mudar para eletricos. Isto se chama racional!

John
John
2 anos atrás
Responder para  Barbosa

Vc só esqueceu o tempo de vida das baterias e como seria os descartes

Emerson S
Emerson S
2 anos atrás

Eu fico achando muito engraçado essa palhaçada de carregar carro na tomada sendo que poderia fazer o parabrisa o vidro traseiro o teto solar captador de energia solar o próprio movimento do carro carregar a bateria desses carros elétricos agora carregar carro na tomada que ultrapassado

Paulo Cesar
Paulo Cesar
2 anos atrás

Os comunas aqui querem acabar com o álcool de olho nas terras, a melhor solução é um híbrido a álcool, e o elétrico puro

José Carlos
José Carlos
2 anos atrás

Distribuir (dividir) terras dos usineiros kkk, idiotice, as usinas não tem terras usa dos proprietários a sua volta para o plantio comissionado. Vai trabalhar e comprar sua própria terra.
Quanto ao projeto deste motor movido a etanol/hidrogênio é uma excelente opção para países de grande dimensões como o nosso.

Climaco Cézar de Souza
2 anos atrás

Porquê não se informam melhor antes de comentar?? Basta ler bem inglês, francês e um pouco de alemão…. Vcs devem Ser da antiga esalq e que não evoluiu no tempo e ainda acredita em papai Noel, etanol, BIODIESEL e carros flex ..tais veículos foram fraudes da única e anfavea para enganar o governo, pois seu motor pesa 20% mais; seu consumo é até 30% maior do que nós motores puros e seus motores só conseguem aproveitar 20%da força motriz e 80% de perdem e vc , o trouxa, paga por 100%…só no Brasil mesmo… RISÍVEIS