O que se sabe sobre a Ford Ranger que ‘voou’ em dunas em praia do Ceará

Uma manobra imprudente de um motorista de uma Ford Ranger Raptor viralizou nas redes sociais no último fim de semana. O fato aconteceu nas dunas da praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE). Vídeos feitos por populares no local mostram que o veículo ficou bem danificado. Abaixo reunimos as informações já apuradas sobre o caso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As principais testemunhas do caso são os turistas que estavam em um buggy amarelo no momento do acidente. Eram quatro turistas no buggy e o site G1 conversou com um deles, um homem que relata que o veículo estava parado no local para que eles pudessem tirar fotos das dunas. Eles não esperavam que uma caminhonete aparecesse e fizesse o tal ‘salto’. Veja o vídeo:

Esse turista, que preferiu não ser identificado, contou que foram surpreendidos pela cena. Quando a caminhonete atinge o chão, os outros motoristas de buggy e os turistas se aproximaram da caminhonete e viram o motorista desmaiado dentro do veículo:

“Quando a picape caiu na areia, fez um estrondo muito grande e observamos que não saiu do local. Corremos e vimos os airbags todos estourados, e o motorista a princípio desmaiado e imóvel. Logo em seguida abriu os olhos, mas não tinha movimentos no corpo e nem falava nada”, relatou o passageiro do buggy.

Apesar do estado do motorista relatado pela testemunha, esse homem não recebeu atendimento nos serviços de saúde de Aracati, então não se sabe oficialmente como ficou seu estado de saúde. Turboway apurou que o veículo está registrado no nome de uma empresa da cidade de Russas, também no interior do Ceará.

Há um outro vídeo que circula na internet que mostra o veículo sendo rebocado por um trator já durante a noite. A Ranger Raptor é um veículo com motor biturbo que desenvolve quase 400cv de potência, o que permitiu uma subida fácil nas dunas, conforme o vídeo. O valor de uma Ranger Raptor zero quilômetro hoje é de R$ 490 mil, segundo a Ford.

Perda total

No caso do veículo acidentado, pelo tipo de impacto os especialistas consultados por Turboway consideram que o veículo teve um dano de grande monta, o que para as seguradoras é considerado “perda total”. Nas imagens é possível ver que todos sete airbags do veículo foram ativados. Os pneus estouraram, as imagens mostram ainda partes entortadas na carroceria.

Pelas imagens é possível estimar que o veículo saiu do solo e atingiu algo em torno de 15 metros de altura. A Ford Ranger Raptor é um veículo que pesa 2400 kg. Estimando que o veículo estivesse a uma velocidade de 150 km/h no momento que saltou a duna, o impacto na areia, ainda que ela amorteça, pode chegar a 450 vezes o peso do veículo. Com tal impacto é impossível que a suspensão não quebre e que não haja algum nível sério de dano no chassi.

Ainda segundo profissionais consultados por Turboway, mesmo com o acionamento dos airbags o motorista, um impacto violento como este faz com que o corpo seja empurrado violentamente contra o solo, jogando toda a força contra o banco da picape neste caso. Bancos de veículos não são feitos para suportar impactos de alturas como esta. Há, então, o sério risco de lesões internas como a quebra de ossos, deslocamento de vértebras e até traumatismo cervical. Isso, friso, é apenas teoria.

Como não há registro conhecido de atendimento do motorista em algum hospital, não é possível neste momento informar quais problemas ele teve.

Responsabilização

Autoridades do Ceará se manifestaram indignados com a cena. A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que já identificou o motorista, mas não divulgou sua identidade.

A situação aponta para um caso de imprudência que colocou em risco a vida de outras pessoas, além do próprio motorista. A Polícia Civil instaurou um procedimento por crime ambiental e apura o caso por meio da Delegacia de Aracati.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Notificação de
guest
0 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários