sexta-feira, 12 de abril de 2024

Os painéis de carro mais feios do mundo

Projetar um painel é, muitas vezes, mais importante do que pensar no visual externo, afinal, o motorista vai ficar muito mais tempo vendo o painel do que a lataria do próprio carro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mas parece que nem todo projetista pensa assim, como vamos ver a seguir, nos 10 painéis de carro mais feios do mundo.

10 – Mini Cooper (2000)

Não é tão feio como seus vizinhos abaixo, mas lindo também não é, vai…

Não que o Mini Cooper seja um carro feio, longe disto. Mas o painel das primeiras versões lembrava a antiga balança do açougue da esquina. Por motivos ainda não explicados pela ciência, o velocímetro gigantesco foi parar no meio do painel.


9 – Hummer H2 (2003)

Plástico, plástico e mais plástico barato…

O Hummer é sem dúvida um senhor automóvel. Enorme, robusto, um tanque urbano, etc, são muitas as características. Mas olhar o painel do H2 é uma decepção. Linhas retas, excesso de botões e nenhum refinamento. É tudo feito do mesmo plástico simplório do Gol Special, 100 vezes mais barato – e que nem era tão feio assim.




8 –  Nissan Quest (2004)

Parece uma lixeira no meio do carro, com botões no topo

Pela posição dos botões do painel, parece que o Nissan Quest foi projetado para ser pilotado em pé. Boa parte dos comando está no topo de um cilindro que lembra mais uma lixeira. O painel desta minivan é isso, um lixo.


7 – Pontiac 6000 STE (1987)

A sensação é de estar num vídeo-game dos anos 80

Os criadores do Pontiac 600 STE só podiam ser vidrados em vídeo-game. O volante recebeu boa parte dos botões do painel, em um quadrado que lembra um controle de Master System. O restante do painel é pobre e feio, bem feio.


6 – Buick Reatta (1988)

Nem precisava ser rosa para ser feio

O Reatta era uma espécie de carro à frente do seu tempo. Em 1988 já tinha odômetro digital e, pasmem, tela multimídia. O problema é que o touch era péssimo e não funcionava direito. Era preciso apertar forte para ter alguma reação do aparelho, o que deixava os motoristas bem raivosos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Assim, o carro ficou famoso por vender e não entregar. Ficou marcado também pela estranheza do painel. Com tela touch ou não, estava longe de ser bonito.

por causa das inovações tecnológicas (que nem funcionavam direito), o painel virou um retângulo estranho

5 – Pagani Huayra (2011)

A vista até cansa de olhar

Misture aço escovado e fibra de carbono em excesso. Eis a fórmula do painel do Pagani Huayra. Mesmo assim, ele tem uma legião de fãs, que gostam do carro e do painel do jeito que ele é.


4 – Renault 5 Turbo (1980)

Não basta ser horroroso, tem que colocar um vermelho

Aqui o conjunto da obra marcou presença. O painel com linhas retas já é pobre. Aí acrescentaram mostradores circulares em baixo relevo, fora de simetria. Não satisfeitos, deslocaram elementos, como o rádio, para fora do painel.

O volante com raio em L, também assimétrico, e o forro do chão em azul royal finalizam essa obra de arte da Renault.


3 – Fiat Multipla (1998)

Não basta ser um dos carros mais feios da história, visto por fora. O Multipla também caprichou no painel. Por ser um carro de seis lugares, três deles na frente, foi preciso espremer tudo no console, incluindo a manopla do câmbio.

A cereja no bolo foi deixar tudo levemente inclinado para o motorista, e torto para os demais. Palmas para estes gênios.


2 – Citroen GSA Pallas (1983)

painéis de carro mais feios do mundo

O Citroen GSA Pallas tinha uma tela que lembrava um visor de mini-game Tetris. Para acionar limpadores ou luzes, em vez de alavancas, um enorme cilindro cheio de botões que giravam. O volante de raio único deu o toque final a essa belezura.


1 – Maserati Boomerang Conceito (1972)

Meu deus, onde fica a buzina?

Os projetistas foram longe demais neste Maserati. Que tal colocar todos os instrumentos dentro do volante sem raios? Era estranhíssimo, mas pelo menos corria. Com um motor V8 de 4,7 litros, desenvolvia 310 cavalos e chegava perto de 300 km/h.

painéis de carro mais feios do mundo
Um outro ãngulo para todos entenderem como era feio

Concorda ou discorda da lista? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostamos muito de opiniões, que tal comentar?x