sábado, 11 de maio de 2024

Pela primeira vez na história, venda de carros a combustão fica abaixo de um terço na Alemanha

País já tem 70% do mercado dominado por eletrificados, graças a modelos de sucesso da Volkswagen

Os carros elétricos e eletrificados estão avançando em larga escala na Alemanha. Tanto é que, juntos, já representam mais de 70% das vendas de veículos zero quilômetro. Em outras palavras, os motoristas que procuram modelos totalmente a combustão já representam menos de um terço do mercado, um número histórico.

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Id.Buzz, ou Kombi elétrica, o modelo ajudou no fenômeno de vendas na Alemanha

O avanço dos elétricos na Alemanha chama a atenção, pois não é acompanhado por outros paises da União Europeia. Na Espanha, por exemplo, os movidos a combustão ainda representam 60% das vendas, praticamente o inverso.

Outro número que chama a atenção na Alemanha é o de elétricos e de híbridos plug-in vendidos. Essa fatia, que costuma ser menor entre os eletrificados, já representa 35% no país alemão. Em dezembro de 2022, outro recorde comprovou a alta procura: de cada 100 veículos vendidos no país, 56 foram modelos que se carregam na tomada. E assim o país fechou o ano vendendo 470 mil elétricos. É humilhante a comparação, mas no Brasil foram vendidos em 2022 pífios 40 mil modelos elétricos.

Os bons números na Alemanha viraram um case de sucesso para a Volkswagen, a grande responsável por abastecer o mercado local com elétricos. Os modelos ID.3 e ID.4 vendem muito bem e, mais recentemente, ganharam um colega de peso: o ID.Buzz, também chamada de Kombi elétrica. O modelo teve procura maior do que o esperado pela montadora, que teve que acelerar a produção.



O horizonte é mesmo promissor. De olho neste filão, a Tesla acaba de baixar preços em toda a Europa. Tudo leva a crer em um novo recorde de vendas em 2023, embora tenha chegado ao fim uma medida governamental.

Fim dos incentivos

Com as vendas tão aquecidas, o governo alemão decidiu que era hora de diminuir os incentivos governamentais. Criados para fomentar a venda de modelos de baixa emissão de gases, os subsídios deram certo e estão perdendo a função.

Desde 1º de janeiro, os incentivos para compra de elétricos caíram de 6 mil euros para 4,5 mil, para carros que custem até 60 mil euros. Acima disto, o subsídio ainda é de 5 mil euros. Em breve, o alemão vai precisar é de incentivo para passar no posto de gasolina…

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