Carros que antes eram chamados de populares, agora os hatches das principais montadoras se aproximam da casa dos R$ 100 mil. Qual você compraria? Abaixo listamos as versões de entrada de Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo Track, os mais vendidos da categoria.
Os carros são muito semelhantes, afinal as montadoras ficam de olho nos concorrentes para adicionar ou retirar acessórios e mexer no preço. A diferença vai estar no agrado de cada modelo ao gosto do motorista, e paciência para entender que a diferença de um para outro pode ser um detalhe bobo: tamanho da calota, rádio ou o ajuste do volante. Importante: estamos considerando os modelos liberados para a venda para o público geral. Não são os modelos, nem os preços, destinados ao público PCD ou frotistas.
Quais são as versões mais baratas de cada modelo?

O Onix tem a versão mais barata chamada de “Onix MT 1.0“. O MT quer dizer que o carro tem câmbio manual. Aliás, todos os veículos listados neste texto possuem transmissão manual.
O HB20 tem a versão de entrada chamada “HB20 Comfort“. Ele tem o tradicional motor Kappa 1.0 que há anos acompanha a marca no Brasil.
O Argo tem a versão mais barata chamada de “Argo 1.0 Flex“. Ela tem praticamente os itens que a legislação brasileira pede, como airbag duplo e controle de estabilidade. Veja mais abaixo.
O “Polo Track” tem esse nome para diferenciá-lo da linha Polo. Ele é mais simples que o Polo desde a motorização até o acabamento. Foi criado para ser um sucessor do Gol.
Qual é mais barato?
Encontramos no site da Chevrolet em, em 30/05, a versão mais básica do Onix por R$ 88.900,00. Antes de procurar uma concessionária vale procurar por ofertas que ficam disponíveis nos sites das fabricantes. Servirá como argumento para, de cara, já pedir por um preço melhor na loja. Os preços correspondem aos modelos na cor básica (geralmente preta).
Chevrolet Onix – R$ 94.900,00 (em promoção: R$ 88.900,00)
Fiat Argo – R$ 90.990,00
Hyundai HB20 – R$ 95.790,00
Volkswagen Polo Track – R$ 95.790,00
O que eles têm?

O Chevrolet Onix 1.0 MT possui ar-condicionado, controles de estabilidade e de tração, direção elétrica, seis airbags, vidros elétricos nas quatro portas, rodas aro 14 com calotas.
O Fiat Argo possui ar-condicionado, controles de estabilidade e de tração, direção elétrica, dois airbags, rodas aro 14 com calotas, vidros elétricos na frente e ajuste de altura do volante.
O Hyundai HB20 mais barato tem ar-condicionado, central multimídia, piloto automático, direção elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade, controles de estabilidade e tração, quatro airbags, assistente para partida em subidas, rodas aro 15 com calotas, vidros com acionamento elétrico.
O Volkswagen Polo Track possui ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, quatro airbags, assistente para partida em subidas, rodas aro 15 com calotas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, rádio, ajuste de altura e profundidade do volante.
Qual é mais rápido?

Entre os quatro modelos de entrada é o Volkswagen Polo Track que tem maior potência e o Fiat Argo a menor. No entanto, é difícil falar qual é o mais rápido, já que os modelos têm ajustes parecidos. Observe abaixo que a aceleração de 0 a 100 km/h dos quatro modelos é feita praticamente no mesmo tempo. Todos os quatro, nestas versões mais baratas, possuem motor aspirado. As opções com motor turbo ficam para as versões mais caras. O Polo Track e o Fiat Argo não possuem versões turbo. Veja os números:
O Chevrolet Onix tem motor 1.0 com 82cv de potência máxima. Torque máximo é de 10,6 kgfm a 4100 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos e a velocidade máxima é de 167 km/h.
O Hyundai HB20 tem potência de 80cv. Torque máximo de 10,2 kgfm a 4500 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos (o mais lento entre os quatro) e a velocidade máxima é de 161 km/h.
O Fiat Argo tem motor 1.0 aspirado que atinge 75cv. O torque máximo é de 10,7 kgfm a 3250 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 13,4s e atinge, no máximo, 162 km/h.
O Volkswagen Polo Track tem motor 1.0 aspirado de 84cv. O torque máximo é de 10,3 kgfm a 3000 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. Todos estes números são com o carro abastecido com etanol.
Qual é o mais econômico?

As médias são semelhantes no uso urbano, com vantagem para o Argo e o HB20. Na estrada o Onix tem as melhores médias. Veja o consumo de cada um dos modelos, segundo o Inmetro:
Chevrolet Onix 1.0 MT:
Cidade: 9,3 km/l (Etanol) e 13,3 km/l (Gasolina) – Estrada: 11,4 km/l (Etanol) e 16,5 km/l (Gasolina)
Argo 1.0 Flex:
Cidade: 9,4 km/l (Etanol) e 13,6 km/l (Gasolina) – Estrada: 10,4 km/l (Etanol) e 14,5 km/l (Gasolina)
HB20 Comfort:
Cidade: 9,9 km/l (Etanol) e 13,3 km/l (Gasolina) – Estrada: 10,7 km/l (Etanol) e 15,4 km/l (Gasolina)
Polo Track:
Cidade: 9,4 km/l (Etanol) e 13,5 km/l (Gasolina) – Estrada: 10,9 km/l (Etanol) e 15,7 km/l (Gasolina)