sexta-feira, 17 de maio de 2024

Por que o Tiggo 3 saiu de linha? Vale a pena comprar um usado?

Carro foi vendido em duas versões por apenas um ano no Brasil e existem menos de 10 mil exemplares rodando pelo país

O Tiggo 3X durou menos de um ano no mercado brasileiro e saiu de linha em maio de 2022. Apesar disso, o carro seguiu sendo oferecido no site da Caoa Chery até o início deste ano, indicando que a marca ainda tinha estoque em sua fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo.

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O motivo do encerramento de produção do Tiggo 3 é que a fábrica de Jacareí foi desativada pela Caoa Chery. Toda a produção da marca foi transferida para a fábrica de Anápolis, onde a Caoa também produz modelos da Hyundai.

A montadora informou no ano passado que a fábrica de Jacareí passaria por ajustes e poderia voltar a produzir veículos elétricos e híbridos futuramente, mas não estipulou um prazo para isso acontecer.

O Tiggo 3x substituiu o Tiggo 2 no mercado nacional, embora o modelo nada mais é do que o Tiggo 2 com novo motor e um facelift com o uso de alguns itens mais modernos, como faróis LED. Turboway explicou aqui a diferença entre eles.

Tiggo 3X

Segundo dados do Denatran, existem pouco mais de 8 mil Tiggos 3x emplacados pelas cidades do Brasil. A maior parte (1400) tem placa de Belo Horizonte (MG), o que indica que muitos Tiggos 3x ainda estão em frotas de locadoras.

O antecessor Tiggo 2 estreou no mercado em 2018 e foi o primeiro produto da união da brasileira Caoa com a chinesa Chery. O nome Tiggo 3 se refere a outro modelo da Chery em outros países.

Vale a pena?

Baseado no que já rodamos no Tiggo 3x e em opiniões de proprietários, podemos dizer que a proposta dos Tiggos 2 e 3 é muito interessante e acabou abrindo caminho para outros veículos semelhantes no Brasil, como o Fiat Pulse.

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Assim como o Pulse é derivado diretamente do Argo, o Tiggo 2 nada mais é do que um reaproveitamento de boa parte do projeto do Chery Celer.

O motor é o 1.0 turbo da Chery no Brasil, um motor que é capaz de atingir 172 km/h e consome 7,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, isso no etanol. Na gasolina faz 11,2 e 12,2 km/l. A média de consumo está abaixo de outras opções de SUVs compactos semelhantes.

A informação de que o Tiggo se desvaloriza mais do que os modelos de outras marcas não encontra sustentação, já que na tabela o Tiggo 3x segue bem posicionado e com desvalorização na mesma média dos concorrentes. No entanto é de se considerar que os carros da Caoa Chery ainda enfrentem alguma resistência do comprador em relação às marcas já tradicionais como Fiat e Volkswagen.

Um Tiggo 3x 2022 pode ser encontrado por valores entre R$ 92 mil e R$ 96 mil no preço de tabela. A referência destes preços é abril de 2023. O carro possui versão Plus e versão Pro, essa última completa.

O interior do Tiggo peca um pouco pelo acabamento em plástico. Alguns donos reclamam de muito barulho nessas peças com o tempo (ruídos e rangidos). Porém é um acabamento melhor do que o que era usado no Tiggo 2.

Existem vários modelos no mercado com melhor acabamento na mesma faixa de preço. O Tiggo 3x, no entanto, oferece um pack completo de acessórios que só serão encontrados em modelos mais caros, como sensores de estacionamento e chave presencial.

O motor 1.0 turbo tem saída rápida, embora não tenha um consumo que se aproxime dos melhores. Se busca economia, o modelo não é o ideal para você. O Tiggo 3x usado pode ser uma opção para quem busca entrar na onda dos SUVs do mercado e não pode ou não quer pagar mais de R$ 100 mil.

O Tiggo 3x não teve um sucessor direto. A Caoa Chery apostou as fichas no Tiggo 5 – mais caro – para agradar os compradores que antes procuravam o modelo.

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