quinta-feira, 13 de junho de 2024

Posso ir para fora do país com carro alugado?

Carros em outros países precisam ter um seguro para estrangeiros e as locadoras não emitem este documento.

As locadoras de veículos não autorizam a saída de carros do território nacional. A limitação existe tanto pelo seguro do veículo, que vale apenas em território nacional, como pelas regras dos países.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As exceções são para as lojas das locadoras que ficam em cidades de fronteira, como Foz do Iguaçu, por exemplo. Nesse caso algumas lojas menores toleram a ida para o território vizinho por uma região limitada.

Trecho de rodovia no Peru, próximo à Chinchero (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

A limitação existe por vários motivos. Desde evitar crimes até impeditivos legais para rodar nestes territórios.

A solução é alugar um carro até a cidade brasileira de fronteira, cruzar para o país vizinho e então alugar outro carro neste país.



E se eu cruzar a fronteira mesmo assim?

Não é uma boa ideia, porque o cliente estará desrespeitando um contrato que fez com a locadora, estando sujeito às penalidades do contrato. Caso venha a ter um acidente fora do país com o carro da locadora, não haverá cobertura e a empresa ainda poderá acionar o cliente pelos danos e despesas para trazer o carro de volta.

Mesmo que decida ainda assim cruzar a fronteira, você vai precisar do seguro chamado “Carta Verde” ou poderá ter o carro retido pela autoridade do país vizinho. A carta verde é um seguro que o motorista estrangeiro faz para cobrir eventuais dados que venha a provocar no país.

Mas fique ligado: o seguro “Carta Verde” vale a pena contra terceiros. Ele não cobre despesas com o veículo que você está e muito menos roubo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Fique ligado também os carros das locadoras possuem rastreadores. As locadoras não monitoram cada carro o tempo todo, mas os programas de rastreamento podem emitir alertas quando o veículo está em situação suspeita.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários