Mercado chileno vem em recuperação. Vendas no país em julho foram 21,5% maiores que julho de 2019, quando ainda não havia a pandemia.
A Chery disparou nas vendas de SUVs no Chile e o Tiggo 2 desbancou o MG ZS nas vendas de julho. O ZS é outro SUV chinês liderava as vendas mensais desde o ano passado. No ranking geral de 2021, o MG ZS continua líder, com uma vantagem de pouco mais de 1200 unidades.
Os números são da Associação Nacional Automotriz do Chile (Anac), que indica que as vendas em julho foram 233% maiores que julho de 2020 e 21,5% maiores que julho de 2019, período antes da pandemia. Veja o ranking dos 20 mais vendidos rolando o texto para baixo.
A associação que contabiliza as vendas no Chile relaciona o aumento nas vendas com a atual situação do país, que avançou na vacinação e reduziu barreiras para o deslocamento entre regiões, o que aumentou a necessidade de veículos particulares.
O veículo de passeio mais vendido entre janeiro e julho deste ano no país é o Chevrolet Sail, que desbancou o líder de 2020, o Suzuki Baleno. Já entre os carros comerciais, a Toyota Hilux é a líder, com 4791 unidades vendidas nos últimos sete meses.
O mercado de picapes é muito competitivo no Chile porque o país tem regiões de extremos – um deserto ao norte e geleiras ao sul. A segunda picape mais vendida é a Maxus T60, uma chinesa. A líder de 2020, a Mitsubishi L200, é a terceira colocada.
Modelo/ Marca | Vendas 2021 | Julho | |
1 | MG ZS | 6812 | 436 |
2 | Chery Tiggo 2 | 6598 | 1127 |
3 | Chevrolet Sail | 5425 | 1506 |
4 | Toyota Hilux | 4791 | 1103 |
5 | Suzuki Baleno | 4271 | 824 |
6 | Maxus T60 | 4218 | 547 |
7 | Mitsubishi L200 | 4174 | 1102 |
8 | Nissan Versa | 3900 | 636 |
9 | Chevrolet Groove | 3367 | 344 |
10 | Nissan Navara (Frontier) | 3352 | 324 |
11 | Chevrolet Spark | 2917 | 149 |
12 | Toyota RAV4 | 2781 | 666 |
13 | MG MG3 | 2727 | 589 |
14 | Kia Soluto | 2600 | 488 |
15 | Nissan Kicks | 2368 | 260 |
16 | Kia Morning (Picanto) | 2361 | 356 |
17 | Hyundai Verna | 2354 | 373 |
18 | Chery Tiggo 3 | 2301 | 767 |
19 | Nissan Qashqai | 2199 | 599 |
20 | Suzuki S-Presso | 2102 | 488 |
Modelos diferentes
O mercado chileno tem modelos muito diferentes do mercado brasileiro porque o país não produz nenhum veículo, todos são importados. Isso resulta em uma variedade de veículos importados de diversas partes do planeta. A Mitsubishi L200, por exemplo, vai da Tailândia para lá. Os carros da Chery são importados da China e não do Brasil. Isso acontece porque o Chile não tem barreiras para a importação e também não integra diretamente o Mercosul. Isso faz os carros brasileiros pouco competitivos para o país.
Entre os 20 mais vendidos apenas o Nissan Kicks é produzido no Brasil. O Chevrolet Groove, por exemplo, é um SUV pequeno posicionado abaixo do Tracker que é fabricado pela subsidiária da GM na China. No Chile ele custa aproximadamente R$ 70 mil, realizando a conversão direta entre as moedas. O Chevrolet Sail é uma espécie de Classic que foi vendido por aqui. Ele foi desenvolvido na China, mas é produzido na Colômbia com muitos componentes em comum ao nosso Onix. Em vários mercados também é vendido com o nome “Aveo”.
A Suzuki vende modelos totalmente diferentes dos brasileiros nos outros mercados da América Latina. Isso acontece porque no Brasil a empresa é representada pela Souza Ramos e foca em modelos de nicho e de maior valor comercial, como o Jimny e o Vitara. No restante do continente as empresas que representam a Suzuki comercializam modelos mais populares, como o Baleno e o S-Presso, que é uma espécie de Kwid com um visual ao estilo Jimny.
Confusão dos Tiggos
O Tiggo 2 vendido no Chile é importado da China e é vendido em duas versões: o Tiggo 2, que é parecido com o que a Caoa Chery vende por aqui, e o Tiggo2 Pro, que no Brasil é o carro lançado recentemente como Tiggo 3. Já o Tiggo 3 vendido no Chile é um outro carro, que se assemelha ao nosso Tiggo 5.