quinta-feira, 13 de junho de 2024

Qual foi a primeira multa de trânsito da história? Veja sete curiosidades sobre carros

Reunimos sete curiosidades envolvendo carros, números e fatos históricos por todo o planeta

Paixão em muitos cantos do mundo, caro demais em alguns países, o carro é, sem dúvida, motivo de interesse. Listamos aqui sete curiosidades sobre carros e números, incluindo a primeira multa de trânsito da história:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Multas históricas

A primeira multa de trânsito que se tem notícia é de 1904, em Dayton, EUA. O motorista Harry Myers foi pego correndo na West Third Street a incríveis 25 km/h. Já a multa mais cara foi dada na Suíça.

O país aplica as multas de acordo com a renda do motorista. Um milionário teve que pagar 1 milhão de dólares por furar um sinal vermelho.

Toyota vs Ferrari

Toyota

A Toyota é a montadora que mais fabrica veículos por dia no mundo. Nas fábricas pelo planeta são 13 mil carros saindo a cada 24 horas. Por outro lado, a Ferrari é quem menos fabrica. A italiana constrói apenas quatro modelos por dia, no máximo.



China tem a maior frota

Tráfego na China, onde não deve ser difícil ter uma multa de trânsito

A China, país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, é quem tem a maior frota e também a maior relação carro x habitantes entre as maiores nações do mundo.

Assim a relação é de 0,8 veículo por habitante e o número vem crescendo, junto com o interesse do chinês por carros. No Brasil, a relação é bem menor: 0,5 carro por habitante. Em números absolutos a diferença é gritante. Temos aqui 107 milhões de veículos contra 1 bilhão e 100 milhões na China.

Togo e Mônaco na lanterna

Togo é o país com menor relação carro por habitante. São apenas dois veículos a cada mil pessoas no país africano. Mônaco, por outro lado, tem 900 carros por mil habitantes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mais carros que habitante

Empregos em queda

Se na média nenhum país tem mais veículos do que moradores, o mesmo não pode ser dito nos estados e províncias norte-americanos.

Em Montana, nos EUA, existe 1,1 carro para cada habitante. E em Dakota do Sul, 1,02. Aqui no Brasil, o estado de São Paulo, por exemplo, tem 0,68 carros por habitante. Assim são 45 milhões de habitantes para uma frota de 31 milhões. Apesar dos desmanches ilegais a todo vapor…

Empregos em queda

Os empregos na indústria automotiva vêm encolhendo ao longo do tempo. No começo dos anos 2000, o mercado americano viveu seu auge, com 1,3 milhão de trabalhadores em montadoras espalhadas pelo país.

Hoje, com a automação e a otimização do processo industrial, o número caiu para praticamente a metade: são 700 mil postos de trabalho. No Brasil não é muito diferente. Pois segundo a Anfavea, em 2021 eram 104 mil trabalhadores em todas as montadoras associadas do país. Em outubro de 2013, eram 159 mil.

Ford 55% T

Ford T e as curiosidades sobre carros

As curiosidades sobre carros são mais instigantes sobre o início da indústria em série. Como o tempo em que a maioria dos carros do mundo era o mesmo. Pois em 1916, oito anos após seu lançamento, o Ford T dominava. 55% dos carros rodando no mundo eram Ford T.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários