A Toyota importará motores de suas fábricas na Ásia para manter a produção do Corolla e do Corolla Cross no Brasil. A estratégia será adotada após a fábrica de motores da marca, em Porto Feliz (SP), ficar totalmente destruída após um temporal este mês.
A informação da importação de motores foi confirmada pelo presidente da empresa no país à Folha de São Paulo. Os motores 1.5, 1.8 e 2.0 devem chegar importados do Japão e da Tailândia. As fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, que utilizam os motores feitos em Porto Feliz para montar os carros, estão totalmente operacionais.
A Toyota fabrica o Corolla e o Corolla Cross no Brasil. O SW4, a Hilux e a van Hiace são importados da Argentina e não foram afetados pela parada fábrica de Porto Feliz.

Com a adoção deste plano, a marca deixa de lado o lançamento do Yaris Cross, que chegaria ao mercado ainda em 2025. Agora o modelo ficou para 2026.
Enchente destruiu outra fábrica
Em 2022 a Toyota já havia enfrentado um problema climático que destruiu outra de suas fábricas. A unidade da África do Sul, que produz o Corolla Cross, ficou totalmente destruída após uma enchente atingir o local. Por lá o reparo da fábrica durou três meses. As imagens abaixo mostram como ficou o local: