Estamos em clima de mundial! A pergunta é: quais os carros mais vendidos nos países que estão no Grupo A, que começam a jogar no domingo?
Em primeiro lugar: quais países estão no Grupo A da Copa do Mundo? Qatar, Equador, Senegal e Holanda!
– Aqui você pode ver a brincadeira que fizemos com todas as seleções que disputaram a Copa de 2022.
Se nosso jogo fosse uma disputa pelo preço, Qatar e Senegal passariam para a próxima fase. Se a disputa for pelo desempenho… Qatar e Holanda avançam! Mas no campo do futebol o Qatar passando é uma verdadeira zebra, você sabe.
Buscamos as informações em sites automotivos de cada país e também nas associações dos distribuidores e estes são os campeões de vendas de 2021:
Qatar
Toyota Land Cruiser
O país sede é um emirado, um país que pertence à uma família. É pequeno, mas movimenta muito dinheiro. A Toyota lidera as vendas no país, o que não poderia ser diferente, já que a montadora japonesa é querida nesta região do planeta.
O carro mais comprado no país é o Toyota LandCruiser, um parente distante da nossa Toyota Bandeirante. O modelo mais vendido tem motor 3.5 V6 e apesar de ser um carro pesado, ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.
Custa algo em torno de R$ 400 mil na conversão de valores e é o carro mais caro entre os quatro que representam o Grupo A aqui no Turboway. Não está disponível e nem tem previsão de chegar ao Brasil.
Equador
Chevrolet D-Max
O representante latino do grupo, e que não faz fronteira conosco, tem como carro mais vendido uma picape média. A Chevrolet D-Max é na verdade um rebadge da Isuzu DMax, fabricada na Tailândia. Custa algo em torno de R$ 170 mil.
É um produto posicionado abaixo da S10, com acabamento inferior, que também usa motor turbodiesel. A S10 é vendida no Equador como uma caminhonete premium e é chamada por lá de Colorado, mesmo nome que mantém no México e Estados Unidos. Não há previsão de vender a D-Max no Brasil.
Senegal
Mitsubishi L200
O representante africano do grupo tem um modelo conhecido no Brasil, mas tem algo em comum com a líder de seu rival Equador: a Mitsubishi L200 vendida no Senegal também é importada da Tailândia.
Acontece que o Senegal é um país de extremos. O país se tornou independente da França apenas em 1960 e o mercado de carros novos é muito pequeno. Entre os poucos compradores as preferências são sempre por picapes, dado que o país tem regiões muito acidentadas.
Holanda
Kia Niro
O Kia Niro é o único híbrido dessa nossa primeira lista. O carro é vendido na Holanda em versões elétrica e híbrida e escalou até o topo.
O carro vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge 170 km/h. O carro já é vendido também no Brasil.
Na Holanda também existe o Toyota Land Cruiser, mas é um modelo mais antigo. O modelo vendido no Qatar é o mesmo lançado no ano passado no Japão.
Quem avança?
No quesito preço (maior), avançam para a próxima fase Qatar e Senegal – nessa ordem exata. No quesito desempenho, vão Qatar e Holanda.
No quesito futebol, nosso palpite boleiro é Holanda e Equador.
Atualização: erramos o palpite. Holanda e Senegal passaram. Subestimamos o ilustre Senegal!
Figurinhas da Copa
Disponibilizamos figurinhas das 32 seleções da Copa, inspirado no velho jogo “Super Trunfo”. Elas foram disponibilizadas no Instagram (@turbowaybr) e você pode ver abaixo as figurinhas do Grupo A: