A retomada nas vendas de carros novos pode ser vista de um outro ponto de vista. Além do aumento de produção nas indústrias, e de empregos na cadeia automotiva, o número de concessionárias espalhadas pelo país também vem aumentando. Com 8 mil concessionárias filiadas à Fenabrave, Brasil chegou ao maior número da década.
Após 10 anos de sucessivas altas, em 2013 atingimos o pico nas vendas de carros e de todo o segmento, incluindo o de número de concessionárias. Mas veio 2014 e com ele a derrocada de todo o setor – e de outros da economia.

Há 10 anos tínhamos 7.949 concessionárias de carros. Em 2018, após uma queda acentuada quase sem freio, fechamos o ano com apenas 6.967 lojas do tipo. Ano a ano o setor foi se recuperando, mesmo na pandemia, até a marca histórica de 2024, quando fechamos o ano com exatos 8.010 lojas filiadas à Fenabrave.
| ANO | Concessionárias | 
| 2014 | 7.949 | 
| 2015 | 7.844 | 
| 2016 | 7.448 | 
| 2017 | 7.035 | 
| 2018 | 6.967 | 
| 2019 | 7.270 | 
| 2020 | 7.286 | 
| 2021 | 7.263 | 
| 2022 | 7.337 | 
| 2023 | 7.632 | 
| 2024 | 8.010 | 
“O aumento do volume de vendas também levou os concessionários a investirem mais”, explicou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior. Outra explicação vai para os investimentos das montadoras chinesas. Tanto BYD quando GWM criaram novos concessionárias para poder vender seus carros no Brasil. RAM e Jeep também acrescentaram lojas nesta última década, já que vieram firme para o mercado.
A Fenabrave conta com 56 marcas associadas, entre montadoras de carros de passeio e veículos pesados.



