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Chevrolet voltará a usar o nome Sonic em seu lançamento que ficará entre o Onix e o Tracker

Marca reaproveitará nome de veículo que ficou em linha apenas por dois anos no Brasil e foi o responsável por substituir o Astra na época

O Chevrolet Sonic estará de volta em 2026, mas nada relacionado ao veículo que já esteve nas lojas da marca entre 2012 e 2014. Sim, o Sonic que tivemos por aqui era importado e ficou apenas dois anos em linha no Brasil, mas esteve mais tempo em linha nos nossos países vizinhos.

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O novo Sonic teve o nome revelado pela Chevrolet nesta quarta-feira (12/11) e será o nome do crossover que a marca colocará entre o Onix e o Tracker. A marca o chama de um SUV cupê, como a Fiat chama o Fastback, mas na prática o que sabemos é que o carro terá porte e desenho muito parecidos com o Volkswagen Tera.

Novo Sonic: até o momento a Chevrolet divulgou apenas uma silhueta do veículo que vai lançar em 2026 (Chevrolet/divulgação)

O novo Sonic é chamado internamente de projeto Carbon e será fabricado em Gravataí, no Rio Grande do Sul, onde a Chevrolet já produz o Onix, que deverá compartilhar vários componentes com o novo modelo.

Criar variações maiores de carros de entrada na linha virou um negócio lucrativo para as montadoras no Brasil. Ainda que esse mercado tenha sido descoberto pela Ford lá nos anos 2000 – quando lançou o Ecosport sobre a base do Fiesta, foi a Chery que despertou de vez essa moda por aqui, quando lançou o Tiggo 2 sobre a plataforma do antigo Cielo.

Antigo Sonic substituiu o Astra

Voltando a falar do antigo Sonic, que esteve por aqui apenas por dois anos nas versões hatch e sedã, ele teve parte de suas unidades importadas da Coreia do Sul, onde ele foi criado.

O modelo era uma variação do Daewoo Kalos e foi importado para cá para suprir o espaço deixado pelo Astra. No seu segundo ano de vida ele passou a ser produzido no México, de onde passou a ser importado para o Brasil. Não deu muito certo porque não tinha preço bom e não caiu no gosto do comprador de carros brasileiro, apesar do nome bem sonoro para um veículo.

O Sonic daquela época tinha motor 1.6 Ecotec (120cv e 16,3 kgf/m de torque), câmbio automático com cinco velocidades e versões manuais.

Após dois anos de vendas fracas o modelo saiu de linha no Brasil, sendo substituído por versões do Cobalt, que chegou a conviver com ele na linha da época. O carro era vendido com os nomes Aveo (sedã) e Sonic (hatch) para os Estados Unidos e para quase todos os outros países da América Latina e nesses outros países ficou em linha até 2020.

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