A engenharia da BYD na China prepara uma versão híbrida do Dolphin para estrear no mercado europeu ainda em 2026. A história foi confirmada pela empresa ao site AutoCar. A BYD pretende ampliar sua participação de mercado, mas ainda não há previsão que essa versão chegue ao Brasil.
O modelo terá um visual diferente do atual Dolphin e será chamado na Europa de ‘Dolphin G’. Ele terá conjunto híbrido plug-in (PHEV) similar ao do Yuan Pro (disponível atualmente no Brasil), que faz com que o motor convencional seja utilizado para gerar parte da energia para o motor elétrico, que é o protagonista.
Segundo a AutoCar, o Dolphin G terá um motor 1.5 movido à gasolina atuando com um motor elétrico e gerando potência combinada de 260cv. A produção será na Hungria.

Esse conjunto garante uma autonomia muito maior do que a geração atual do Dolphin – atualmente em cerca de 280 km. Ainda assim, o veículo precisa ser recarregado em uma fonte de energia elétrica.
O Dolphin atualmente possui apenas versões elétricas e desde o seu lançamento tem alcançado um sucesso no Brasil que nenhum outro veículo importado da China teve até então.
Quando chegar ao mercado o Dolphin G será o mais compacto híbrido plugin disponível na Europa e deverá agitar o mercado novamente, já que não há notícia que alguma marca tradicional trabalhe em um projeto do tipo no momento.
O modelo pode ser interessante na linha brasileira porque o país tem dimensões continentais, o que sempre é colocado como grande empecilho para a popularização do carro 100% elétrico. Com a adoção de um conjunto híbrido PHEV e a possibilidade de autonomia para longas distâncias, o Dolphin atenderia outros públicos, restando saber em qual faixa de preços ele se encaixaria. Modelos PHEV no Brasil partem de R$ 200 mil e estão em um patamar acima no quesito conforto e acabamento.


