A remodelação da Jaguar deu o que falar nas redes sociais em 2025, quando a empresa anunciou que começaria uma nova fase totalmente do zero e com modelos bem diferente do que estávamos acostumados a ver. Porém o que causou impacto direto entre a marca e seus compradores foi que a empresa simplesmente parou de vender carros novos.

Para quem não está habituado com a marca, já na virada de 2024 para 2025 a Jaguar se desfez de sua linha de carros e deixou de oferecer de uma vez o E-Pace, o F-Pace e o I-Pace.
Toda a estratégia da Jaguar em 2025 pareceu controversa e isso ainda teve mais destaque depois que a marca fez uma apresentação do que seria sua nova versão para o futuro e meses depois a empresa demitiu os responsáveis por aquela apresentação.
Enfim, os concessionários não têm no momento um Jaguar para oferecer a seus cliente e isso só não virou uma crise porque eles também vendem os produtos da marca irmã, a Land Rover. Não se tem certeza se isso tudo é uma estratégia bem pensada e que seremos surpreendidos em 2026 ou uma desorganização interna da marca.
A Jaguar queria dar um choque no seu público e dizer que é mais do que uma marca de carros de luxo, é um estilo de vida. Saberemos em 2026 se isso gerou algum impacto positivo. O negativo já se sabe: além de ter sumido do mercado (por opção), a Jaguar causou a revolta de quem já tem um modelo da marca na garagem e fez a alegria das lojas de usados. Afinal, em um público que gasta mais de R$ 500 mil em um carro não é muito comum que eles se contentem com um veículo que já nem está mais em linha.
A Jaguar é uma empresa de origem inglesa que desde 2008 pertence ao conglomerado indiano encabeçado pela Tata Motors. A Tata levou junto a Land Rover e as duas marcas operam juntas no Brasil, com uma fábrica em Itatiaia – interior do Rio de Janeiro. Antes de estar com os indianos, ambas estavam com a Ford.
2026
Para 2026 o que se espera é o reboot da Jaguar com veículos 100% elétricos. O modelo apresentado até agora, o Type 00, é apenas um conceito. A marca deve focar em elétricos luxuosos de grande potência, como um esportivo fastback chamado internamente de X900 que poderá ter potência de 1000cv gerada por três motores elétricos.
Esse novo modelo deve pegar muitas características do Type 00, que está na foto que ilustra esse texto e o mais importante: deve beirar a casa do R$ 1 milhão, afinal a parada e a expectativa gerada tem o objetivo de elitizar ainda mais a marca. Nos próximos meses saberemos o que a Jaguar prepara e se toda a sua estratégia é certeira.


