
O ranking de vendas de veículos no Brasil aponta que o mercado automotivo está aquecido e que a Volkswagen acertou em suas últimas apostas no mercado. A Fiat ainda é líder nas vendas gerais, quando somadas as vendas de veículos de passeio e utilitários, mas a Volks segue se aproximando.
Enquanto a líder Fiat tem a picape Strada como seu grande trunfo, liderando os emplacamentos de 2025 de ponta a ponta, a Volkswagen colocou um trio de veículos no Top5 com um desempenho muito forte em relação aos concorrentes. O que Polo, Tera e T-Cross venderam em apenas 30 dias de dezembro é o mesmo que a Citroën vendeu o ano todo com todos os seus veículos.
Se juntar carros de passeio e utilitários, a Volks cai para a segunda posição. A marca que já foi líder no passado com a Kombi não tem hoje um modelo semelhante para oferecer. Entre as picapes, Amarok e Saveiro são vistas como modelos ultrapassados frente à concorrência.
VW e BYD em alta
A vantagem da Volks está no Tera, um projeto lançado este ano e que se tornou um sucesso imediato de vendas. Ou seja, por ser um projeto novo ele ainda tem muito gás para seguir dando alegria para a Volks. Do lado da Fiat não há novidades. Todos os modelos disponíveis são veículos em meio ou fim de ciclo. Mobi e Argo, por exemplo, são os mesmos há quase 10 anos.
Para o ano que vem a Fiat terá um movimento arriscado. Vai colocar no mercado o Panda – que pode ou não se chamar Panda por aqui – que vai mudar totalmente o estilo ao qual o brasileiro já está acostumado. Um produto totalmente novo é uma incógnita.
Outro destaque do ano é a BYD que vai fechar o ano na sétima posição nas vendas. Está colada na Jeep, com o detalhe que a chinesa trabalha apenas com carros elétricos e híbridos e ainda não fabrica seus modelos no Brasil. Na Bahia a BYD iniciou apenas a montagem de veículos que são trazidos desmontados da China.



