
A chinesa BYD conseguiu um feito e tanto em maio ao ultrapassar o volume de vendas da Toyota, fabricante tradicional de veículos que possui fábricas no Brasil. Os dados são da Abeifa, a associação de importadores e fabricantes, e são consideradas apenas as vendas no varejo, ou seja, no comprador que procura os veículos em concessionárias.
A participação da BYD no mercado varejista de automóveis é de 9,7%. A Toyota tem 9,2%. Significa que praticamente a cada 10 carros vendidos no Brasil em 2025, um era da BYD. Além da Toyota, a BYD já deixou para trás a Honda, Hyundai, Jeep, Citroën e Nissan.
Quando considerados números somados com as compras de frotistas, a participação da BYD cai para 5%. Ainda é mais do que marcas como a Citroën, que está há muitos anos no país e possui uma fábrica no interior do Rio de Janeiro.
A escalada de vendas da BYD é resultado de uma política agressiva de entrada no mercado nacional com produtos importados. O preço dos BYD pesa bastante na escolha porque os veículos têm preços semelhantes à modelos tradicionais, mas que são á combustão, como o Volkswagen T-Cross. Soma-se a isso o fato da BYD ter grandes estoques de veículos que foram trazidos ao país antes das altas do imposto de importação, o que tem um peso significativo no preço final.
Há ainda um ponto interessante nas vendas de varejo da BYD: mesmo sem uma fábrica no Brasil, a marca liderou as vendas em Brasília, Natal, Maceió, Porto Velho e Vitória.
Concorrentes em alerta
As montadoras concorrentes estão alarmadas com o crescimento da BYD. O grande ponto é que o Brasil tem uma indústria automobilística forte, mas que não produz carros elétricos. Como o custo de produção na China é muito baixo, as montadoras fazem apelos ao governo para a alta do imposto de importação.
Para fugir do protesto das concorrentes e da alta de impostos de importação, a BYD está finalizando a construção de sua fábrica no interior da Bahia. Mas isso não resolve a situação. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, a fábrica da BYD no Estado vai apenas montar kits prontos vindo da China. Isso é diferente de um produto que tem a maioria de suas partes fabricado por aqui.