A cena de um motorista de Porsche dando marcha a ré enquanto toma tiros de bandidos viralizou. Seja pela frieza da vítima, seja por mais uma cena de violência urbana ou mesmo pela capacidade do carro em absorver os disparos de arma de fogo, a imagem impressionante chamou a atenção.
O caso foi no bairro Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, no dia 23 de dezembro. O motorista de 67 anos contou à TV Globo que estava no bairro a trabalho, quando foi surpreendido pelos assaltantes. Ele disse que já foi roubados outras vezes e que por isso só anda em veículos blindados.
Mas até que ponto um carro blindado aguenta tiros? Vai depender de que tipo de arma estamos falando e da quantidade de disparos.
Existem várias empresas no Brasil que oferecem serviços de blindagem de carros, incluindo a instalação de janelas e painéis de proteção, suspensão reforçada e sistemas de segurança adicionais. O processo de blindagem de um carro pode ser caro e demorado, dependendo do nível de proteção desejado.
Além disso, os carros blindados geralmente são mais pesados e menos eficientes em termos de combustível do que os carros não blindados, o que pode afetar o custo de propriedade a longo prazo.
É importante lembrar que, embora um carro blindado possa oferecer proteção adicional em algumas situações, não há garantia de segurança total. É sempre importante tomar medidas de segurança apropriadas e evitar situações perigosas, independentemente do veículo que você está dirigindo.
Voltando aos tipos de blindagem, basicamente o mercado trabalha com 3 níveis de segurança, sendo a I a menos resistente, apropriada para absorver armas de fogo menos potentes, como revólveres calibre 38, até a nível III, apropriada para fuzis.
De uma forma geral, a maioria dos carros blindados possui nível de blindagem III-A, resistente a pistolas 9 mm, hoje presente em assaltos, infelizmente. Mas há um limite – os fornecedores costumam dizer que este tipo de blindagem aguenta até 10 tiros.
O nível III é recomendado apenas para pessoas muito vulneráveis, alvo de facções e de atentados. Para aquelas preocupadas em assaltos em semáforo, o segundo nível, chamado de III-A é o mais recomendável. O nível IV – resistente a granadas e outros explosivos não é permitido no Brasil.
Na blindagem nível III, própria para fuzis, o veículo em geral recebe uma forração de aço de até 6 milímetros, além de vidros de alta espessura. Ao final do processo o carro fica tão pesado que em geral apenas modelos de alta potência dão conta de ‘carregar’ o veículo por aí.
As fabricantes normalmente sugerem este tipo mais forte de blindagem para caminhonetes, já que o habitáculo é menor e consequentemente o peso final da blindagem também. Sem contar que a maioria das grandes caminhonetes conta com motor forte para o trabalho pesado.
Recentemente, algumas empresas passaram a oferecer blindagem especial para modelos elétricos.
Quanto custa blindar o carro?
Vai depender do tamanho do carro e do tipo da blindagem. Pegando como exemplo a blindagem III-A, o serviço para um carro compacto pode custar a partir de R$ 50 mil. E no caso dos SUVs, pode passar dos R$ 70 mil. Lembrando que modelos 1.0 não recebem blindagem por causa da baixa potência do motor.
O que muita gente faz é recorrer ao mercado de usados. Em geral, os blindados perdem valor por causa do peso – e do custo de manutenção. Um carro blindado consome mais combustível e desgasta os pneus mais rapidamente, por exemplo, entre outros custos acelerados. É possível achar pechinchas na internet e em lojas especializadas.