A Mitsubishi vai encerrar a produção de motores da sua única fábrica no Brasil, em Catalão/GO, no próximo dia 31 de dezembro. A informação foi antecipada pelo site Auto Segredos. Com isso, a nova geração da L200 Triton terá motor importado.
A notícia pode soar contraditória, já que a Mitsubishi anunciou investimentos de R$ 4 bilhões no país, para a vinda de novos modelos até 2032. A montadora, no entanto, tomou a decisão por uma questão legal.
A partir do próximo ano, entra em vigor a primeira parte do programa Proconve L8, que reduz de forma escalonada a emissão de poluentes de veículos. Enquanto o Proconve L7 permitia uma emissão máxima de 80 mg/kg de Nmog + Nox para carros de passeio, o Proconve L8 limita a 50 mg/kg.
Os atuais L200 Triton vêm equipados com motor 2.4 diesel que não se adequam ao novo limite de emissões. A Mitsubishi tinha a opção de criar um motor novo, como muitas montadoras brasileiras farão, ou de importar o propulsor. Optou pela opção mais simples.
Segundo a empresa, os trabalhadores da linha de motores não serão demitidos. Vão ser realocados em outros setores da linha de montagem, que permanecerá bem ativa. Além da nova L200 Triton, a empresa monta o SUV Elipse Cross na planta de Catalão. Atualmente, 12 mil profissionais, sendo 10 mil indiretos, trabalham na fábrica, que produz 22 mil veículos por ano.