Carro mantém número de versões e lista de equipamentos, mas recebe emblema da parruda marca americana
Líder de vendas no Brasil em setembro, a Fiat Strada foi lançada nesta quinta-feira em 13 países da América Latina. Mas lá fora ela não é nem Strada nem Fiat. A RAM, uma das marcas do grupo FCA é quem estampa o carro, que se chama 700. É assim desde a versão anterior da Strada.

As principais mudanças são na grade frontal, inspirada nas picapes grandes da RAM, e nos logotipos no volante, nas rodas e na tampa traseira. Não é de se estranhar se donos de Strada brasileiros importarem a nova grade e a substituírem por aqui.
A nova RAM 700 promete vender bem lá fora usando as mesmas configurações do veículo fabricado em Betim-MG. A versão nacional de entrada Endurance se chama SLT; a Freedom é a Big Horn lá fora. E a nossa Volcano, topo de linha, se chama Laramie. Assim como é com a Strada, apenas a versão de entrada terá opção de cabine simples.
Quanto a motorização, os modelos serão equipados pelo 1.4 Fire, de 85 cavalos e 12,5 kfgm de torque, para SLT e Big Horn, e pelo 1.3 Firefly, de 99 cavalos e 13 kgfm, na Laramie. Nos dois casos, eles serão movidos apenas a gasolina.

Onde é Fiat e onde é RAM
Os países que vão receber o RAM 700 são Chile, Colômbia, México, Bolívia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana e Caribe.
Já na Argentina, Paraguai e Uruguai o modelo ainda se chama Fiat Strada, exportado pelo Brasil por meio do Mercosul.
A estratégia da FCA se estende a outros modelos. A Fiat Toro se chama RAM 1000 e a Fiorino recebe o nome de Promaster Rapid no mercado latino americano.