
Hyundai e Caoa romperam a parceria para a fabricação de veículos no Brasil e desde abril a fábrica da Caoa em Goiás não está mais fabricando o Tucson e o utilitário HR. Essas informações foram publicadas pela Revista AutoEsporte com a informação de fontes. As duas montadoras não se manifestaram até agora sobre o fim da parceria.
A parceria entre as marcas tem mais de 25 anos. A Caoa é a principal responsável pela popularização da marca Hyundai no Brasil após firmar um acordo de exclusividade para importar os modelos da Coréia do Sul. Na década de 2010 a Hyundai decidiu vir ao país com recursos próprios e isso causou um primeiro racha entre as empresas.
Naquele momento a Hyundai ficou responsável pela venda de sua linha nacional, produzida no interior de São Paulo, enquanto a Caoa ficou responsável pelas importações e pelos modelos que já havia adquirido o direito de produzir, como o Tucson e o utilitário HR. Com o tempo a parceria ficou estranha. Visível ao comprador estava a situação que as concessionárias estavam divididas. Parte vendia os produtos nacionais e parte vendia os produtos importados e produzidos pela Caoa.

Em 2018 a Hyundai decidiu não renovar a parceria, mas a Caoa contestou essa decisão em uma corte de arbitragem e permaneceu no direito de representar a marca. Em 2024 as marcas divulgaram um acordo para aproximar as operações e isso daria à Caoa a possibilidade para produzir novos veículos, em contrapartida a empresa nacional abriria mão da exclusividade na importação para a própria Hyundai.
As empresas nunca comentaram dos motivos que geraram a crise de 2021, mas especula-se que a sociedade entre Caoa e Chery incomodou a Hyundai.
As marcas ainda não confirmaram oficialmente o fim da parceria. Tanto Hyundai como a Caoa informaram apenas que não comentam o assunto. A fábrica da Caoa em Anápolis paralisou a produção do Tucson e do HR em abril. A fábrica toda foi paralisada, até mesmo a parte que produz os veículos da Caoa Chery. A volta da produção aconteceu este mês, mas apenas dos veículos da parceria chinesa.
Segundo apuração da Revista AutoEsporte, a Caoa negocia o uso da fábrica de Goiás com outras marcas estrangeiras. A Chery pode ser parceira com as marcas Jaecoo e Omoda, que estão sendo importadas para o Brasil.