quarta-feira, 8 de maio de 2024

Caoa e Hyundai encerram disputa e marca coreana terá novos modelos no Brasil

Grupo brasileiro abriu mão de ser importadora exclusiva da marca, em troca compartilhará a produção nacional da marca coreana

Caoa e Hyundai encerraram a disputa que discutia o fim da parceria das marcas no Brasil e anunciaram um acordo: a Hyundai voltará a ter controle sobre toda a sua linha e em troca vai ampliar a participação da Caoa na fabricação e venda de seus modelos. Em março a marca sul-coreana divulgará quais novos modelos pretende trazer ao país.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Hyundai e Caoa são parceiras desde 1999. A Caoa trouxe ao Brasil o Tucson e o fabricou sob licença por anos na sua unidade de Anápolis. Posteriormente a própria Hyundai decidiu entrar no Brasil e assim rachou a operação com o grupo nacional. Enquanto a Hyundai produzia HB20 e Creta, a Caoa ficou com os direitos sobre a importação e também sobre a fabricação de alguns modelos.

De acordo com o que as empresas divulgaram, a Hyundai vai assumir por completo as operações de importação e enfim terá domínio sobre toda a linha que é vendida aqui. Assim as concessionárias da marca terão disponíveis todos os modelos e não apenas aqueles que ela fabrica no Brasil. Até então os produtos importados da Hyundai estavam disponíveis apenas na rede da Caoa.

O negócio não ficou ruim para a Caoa. Ela terá participação sobre a importação dos veículos. Com isso a Hyundai destrava o litígio que chegou à uma corte europeia e consegue ter domínio sobre quais veículos irá importar. Em 2021 essa corte decidiu a favor da Caoa e manteve a parceria.

Só que o modelo antigo travava a possibilidade de expansão da Hyundai no Brasil. Atualmente ela tem uma fábrica em Piracicaba que frequentemente limita a atuação da marca. A fábrica já opera em sua capacidade máxima. Quando o HB20 vende muito, outros modelos como o Creta têm produção reduzida e demora mais para ser entregue.

A solução da Hyundai é utilizar a fábrica da Caoa em Anápolis para expandir sua produção. De lá sairão modelos híbridos.

Nas próximas semanas a Hyundai anunciará quais modelos pretende trazer ao país.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img