A Fórmula 1 volta das férias neste domingo, 28, na Bélgica, após 4 semanas de descanso. Neste período, pilotos e equipes tiveram tempo também para estudar o que aconteceu na primeira parte da temporada, e assim se saírem melhor daqui para frente. Separamos em tópicos alguns destaques do que aconteceu na temporada. Será que o bicampeonato de Verstappen escapa?

Ferrari perdeu força e Mercedes renasceu
A primeira parte da temporada demonstrou um domínio quase que soberano de Max Verstappen, que venceu 8 das 13 etapas. Mas começou também com Ferrari e Mercedes mudadas. A Ferrari, fora da briga por títulos nos últimos anos, despontou com 2 vitórias em 3 corridas de Charles Leclerc. Teve até dobradinha na corrida de estreia.
Já a Mercedes, atual octacampeã de construtores, a maior hegemonia de todos os tempos, viu seu multicampeão Lewis Hamilton penar com o seu carro quicando nas retas, o chamado porpoising. Sem estabilidade, a equipe alemã não venceu nenhuma etapa na primeira parte da temporada.
Os dois desempenhos, de Ferrari e de Mercedes, aos poucos foram se igualando e já há quem diga que se invertendo, com a equipe de Hamilton se tornando a maior concorrente da Red Bull daqui para frente. Nas últimas 5 corridas antes da parada, a Mercedes fez 7 pódios, 5 com Hamilton e mais 2 com Russell. A Ferrari fez 3 pódios – mas é bem verdade que com duas vitórias, uma de Leclerc na Áustria e outra de Sainz, na Inglaterra. Há quem defenda que a equipe italiana seja a favorita a enfrentar a RBR, já que ela só perdeu desempenho por erros de estratégia.
Certeza mesmo sobre quem termina o ano na frente vamos ter nas 9 corridas restantes da temporada.
Gráfico: como Verstappen disparou na liderança

Gráfico: como a Red Bull abriu vantagem e virou favorita

Duelos internos entre pilotos companheiros
Posições na classificação
| Verstappen | 10 | x | 3 | Pérez |
| Leclerc | 10 | x | 3 | Sainz |
| Hamilton | 6 | x | 7 | Russell |
| Norris | 11 | x | 2 | Ricciardo |
| Alonso | 8 | x | 5 | Ocon |
| Gasly | 8 | x | 5 | Tsunoda |
| Bottas | 10 | x | 3 | Zhou |
| Vettel* | 8 | x | 3 | Stroll |
| Magnussen | 11 | x | 2 | Schumacher |
| Latifi | 2 | x | 11 | Albon |
Posições de corrida
| Verstappen | 9 | x | 4 | Pérez |
| Leclerc | 7 | x | 6 | Sainz |
| Hamilton | 6 | x | 7 | Russell |
| Norris | 10 | x | 3 | Ricciardo |
| Alonso | 5 | x | 8 | Ocon |
| Gasly | 8 | x | 5 | Tsunoda |
| Bottas | 11 | x | 2 | Zhou |
| Vettel* | 7 | x | 4 | Stroll |
| Magnussen | 5 | x | 8 | Schumacher |
| Latifi | 3 | x | 10 | Albon |
Corridas restantes
A F1 terá a última pernada europeia, com 3 corridas, e depois parte para uma volta ao mundo, com direito a passagem pelo Brasil em novembro. As chances de o GP de São Paulo ser disputado com o campeonato já decidido são grandes.
| DATA | GP E PAÍS | HORÁRIO* |
| 28/08 | Spa, Bélgica | 10h |
| 04/09 | Zandvoort, Holanda | 10h |
| 11/09 | Monza, Itália | 10h |
| 02/10 | Marina Bay, Singapura | 9h |
| 09/10 | Suzuka, Japão | 2h |
| 23/10 | Austin, EUA | 16h |
| 30/10 | Cidade do México, México | 16h |
| 13/11 | São Paulo, Brasil | 15h |
| 20/11 | Abu Dhabi, EAU | 10h |



