O novo VW Polo, recém lançado no país, não foi bem nos testes de colisão feitos pela Latin NCap. De cinco estrelas possíveis, recebeu apenas três, mostrando que teria muito mais a oferecer em segurança. Também foram testados o VW Virtus e o Toyota Corolla, que conseguiram, estes, sim, as cinco estrelas possíveis.
Os testes foram encomendados pelas montadoras para o instituto, que é independente e focado no mercado latino americano. Recentemente, o Latin NCap avaliou o Chevrolet Tracker, que obteve as cinco estrelas, mas também uma observação de segurança relevante.
Crash test do novo Polo
Contando com quatro airbags, o hatch da Volkswagen obteve 73% de proteção para ocupantes adultos, 71% para crianças, 51% para pedestres e 58% para as assistências em segurança.
A entidade fez o seguinte comentário: “Impacto frontal: a proteção oferecida à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro foi boa. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção boa. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa. A área dos pés foi considerada estável e simétrica no lado do passageiro e do motorista. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.
Impacto lateral: a cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e o tórax recebeu proteção adequada. Impacto lateral de poste: a cabeça e pelve receberam boa proteção, enquanto o abdômen e o tórax receberam proteção adequada. Whiplash: mostrou boa proteção para o pescoço. UN R32: o veículo atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro. AEB City: O veículo nem oferece o AEB City como opcional. Folha de resgate: o conteúdo da folha de resgate está de acordo com os requisitos do Latin NCAP.”
Abaixo, o vídeo do crash test:
Crash test do VW Virtus
A versão do teste contou com 6 airbags e obteve as cinco estrelas com o seguinte desempenho: 92% de proteção para adultos, 92% para crianças, 53% para pedestres e 85% de nota para as assistências e segurança.
A Latin NCap fez este comentário: “Aviso de Cinto de Segurança (SBR): o veículo oferece Aviso de Cinto de Segurança em todos os assentos. ESC: o veículo oferece ESC padrão. A velocidade máxima do teste de alce foi de 95km/h para o cenário ADAC e 70 km/h para o cenário de teste do consumidor.
Limitador de velocidade (SAS): o veículo oferece limitador de velocidade padrão. Detecção de ponto cego (BSD): o veículo não oferece BSD. Sistema de Suporte de Pistas (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED): o veículo não tem essas tecnologias. AEB Interurbano: O veículo oferece AEB Interurbano como opcional de acordo com as taxas do equipamento e disponibilidade.”
Crash test do Toyota Corolla
Dos três veículos, o Corolla foi o que teve mais airbags: 7. Mas em termos de cobertura, ele foi pior do que o Virtus no quesito adultos, mas compensou na segurança para os pedestres.
O Corolla conseguiu 83% de proteção para adultos, 92% para crianças, 60% para pedestres e 82% nos itens de segurança. Abaixo, os comentários emitidos pela Latin NCap.
“Impacto frontal: a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção do tórax do motorista foi marginal e a do passageiro, boa. Os joelhos do motorista receberam proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel e os joelhos do passageiro receberam proteção boa. As canelas do motorista e do passageiro apresentaram proteção adequada e boa. A área dos pés foi considerada instável. A estrutura foi considerada estável.
Impacto lateral: a cabeça, abdômen, tórax e pélvis receberam boa proteção. Impacto lateral de poste: a cabeça, abdômen e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção marginal. Whiplash: mostrou marginal proteção para o pescoço. UN R32: o veículo atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro. AEB City: o veículo oferece AEB City, e atender as pré-condições e requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. Folha de resgate: o conteúdo da folha de resgate está de acordo com os requisitos do Latin NCAP.”