domingo, 21 de abril de 2024

Por que o preço do etanol sobe junto com o da gasolina?

Com a alta do preço da gasolina o que muita gente quer saber é porque o etanol também sobe se ele não tem relação com o petróleo.

As altas constantes do preço da gasolina alimentam uma dúvida dos motoristas: por que o preço do álcool também sobe? O etanol é um produto nacional e não depende diretamente de uma cotação internacional como é o caso do barril do petróleo. Então porque aumenta?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo a União da Indústria Canavieira de São Paulo (Unica), enquanto a gasolina segue a cotação internacional o etanol segue o fluxo de oferta e demanda. Se a gasolina fica cara e o etanol passa a ser mais vantajoso, o caminho óbvio é que as pessoas abasteçam com o combustível vegetal.

Porém, não há no mercado volume suficiente para atender a demanda se toda a frota nacional decidir pelo produto. Faltaria etanol, até porque a produção divide a cana de açúcar com outros mercados: açúcar, produtos de limpeza, bebidas e até para misturar na própria gasolina.

Sendo assim, o valor do etanol permanece flutuante e com cotações diárias como é o petróleo. E segundo o setor, esse valor só cai se a gasolina recuar. “O presidente da Petrobras disse que vai manter a política de preços. Nós vamos acompanhar sempre o preço da gasolina na alta ou na baixa. Se amanhã a gasolina cair para 4 reais, que preço vou vender? Sempre mais barato que a gasolina”, explica Antônio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES