Os últimos dois anos têm sido complicados para quem foi ao mercado atrás de comprar ou vender um carro. Por causa da pandemia, os preços dispararam, mas já previmos aqui que um dia os preços irão cair. Mas outra dúvida que fica é: o preço do carro usado vai cair aos poucos ou de uma vez só? Será que a bolha irá estourar e esvaziar em pouco tempo ou o motorista vai ter que aguardar um bom tempo até conseguir achar preços razoáveis novamente?

É uma dúvida importante, pois se o preço cair rapidamente, quem comprar agora terá prejuízo. Se a queda demorar, é possível comprar agora e vender sem ter grandes prejuízos, aproveitando a curva de redução lenta.
Só em 2021, o preço do veículo usado subiu impressionantes 24%, em média. Atingiu patamares impressionantes de forma muito rápida. Em muitos indicadores econômicos, é comum acontecer a chamada queda ou alta em V. Ou seja, algo que sobe rápido, cai rápido, e vice-versa, principalmente quando ocorre um evento anormal, artificial – como uma pandemia, uma guerra, uma greve duradoura, etc. Será o caso do preço dos carros usados?
Segundo a Fenauto – Federação Nacional dos Revendedores de Veículos – o preço dos usados já recuou 7,5%, em média, de janeiro a abril. Mas há algo que promete fazer com que a queda se acentue.
As locadoras de veículos estão cada vez mais presentes no mercado – e se tornaram grandes compradoras de carros zero quilômetro. Grandes. Só no primeiro semestre elas adquiriram 220 mil veículos, dos 850 mil produzidos no país. E as locadoras não costumam ficar muito tempo com seus modelos. Em geral, elas se livram dos já agora seminovos após 1 ano de uso.
Assim como elas vêm devorando os pátios das montadoras, elas vão povoar rapidamente lojas e mais lojas de carros seminovos, causando um efeito muito conhecido na economia: a queda de preços por causa da lei da oferta e da demanda. O mercado de seminovos/usados terá mais modelos disponíveis do que a capacidade de compra do brasileiro médio. Lembrando que esse brasileiro está receoso com a economia, e muito deles perderam poder de compra por causa da inflação e já não estão comprando.
O efeito imediato disto é queda de preços. O Turboway acredita em queda brusca, e no mais tardar no início de 2023. É que neste período haverá a retomada da produção de modelos zero, com a provável normalização no fornecimento de peças – sobretudo de semicondutores – e aí o mercado estará completamente restabelecido – ou perto disto.
Em outras palavras, com a quantidade de veículos zero normalizada, haverá queda de preços e, caindo o valor do carro zero, automaticamente cairá o valor do veículo seminovo e assim por diante, até chegar em modelos mais antigos.
Ou seja, o carro usado tem dois motivos para cair de preços: a alta da oferta injetada pelas locadoras e mais a normalização na produção de modelos zero quilômetro. É razoável prever uma queda de preços e de forma muito rápida.
Se você conseguiu esperar todo esse tempo para trocar de carro, a dica é esperar um pouco mais. Se você quiser fazer dinheiro – e topar andar a pé – outra dica é vender seu carro agora e comprar um muito parecido no início de 2023, por um preço muito menor.
Já para quem comprou um carro seminovo/usado na últimas semanas ou meses, as notícias não são boas. Mas quem usou financiamento bancário para isso, a notícia é pior ainda. Com a Selic tão em alta, ao final do financiamento o carro valerá tão menos do que foi pago, que o desgosto certamente será grande.
Acredito que muita gente não vai querer trocar o usado assim. As montadoras exageraram no preço dos novos e o consumidor está resiliente a gastar.
Hoje fiz uma proposta para uma Concesionaria de usados, Kia cerato 2014, fipe 58.500 eu ofereci 58.000. Disse que daria 40 mil e financiaria 18 mil no banco. O proprietário da loja recusou e disse que do venderia por 63 mil, carro está 111 mil rodado. Vou segurar e comprar ano que vem um mais conservado e pelo preço que quero, enquanto povo brasileiro não entender que ele dita o preço, montadoras e loja vão continuar fazendo esculhambação
Quer dizer, quando a fipe sobe os garageiros e concessionarias acompanham, agora quando a fipe cai não? sacanagem
O lojista comprou o carro caro, e agora está na sinuca com a queda dos preços. Perderá dinheiro ao ter que vender mais barato do que comprou. Agora aplica esse prejuízo em todo o estoque da loja.
E ganhou uns 500 mil reais sem fazer nada na alta dos preços
Amigo tem um na Saga ( ou tinha) em goiânia, 2018 por 78k saindo por 71mil, perfeitas condições e não muito rodado, quase peguei. Espera mesmo…. e vai olhando.
O problema de alguns empresários brasileiros é q eles querem lucros de 500%
É só deixar encalhar !!!!
O dia que o Brasil aprender isso , eles mudam o pensamento!
O difícil é o brasileiro parar de comprar carro. Parece que quanto mais caro, mais compra. Povinho complicado esse.
Infelizmente todos estamos em uma sinuca de bico , todos teremos que perder um pouco , se um dia tudo isso que está acontecendo no mundo voltar ao normal
Quem acha que o preço do ok vai baixar, cheirou cola, e o preço do semi novo continua alto, é só dar uma olhada nos anúncios, carro bom está caro, não tem moleza, agora, se vc quer vender, prepare-se, o mercado está morno, muito devagar.
Tem algo de errado no seu pensamento. Se o mercado está morno pra venda, então pela lógica não está difícil comprar. A queda é inevitável.
N acredito. Foi um erro o aumento exagerado dos preços.
Vendedores de usados poderiam iniciar a concorrência e movimentar o comércio reduzido preço p vender e reduzir vendas dos zero km
Outro detalhe importante é que estamos em um ano de eleição e de Outubro a Dezembro teremos uma retração no consumo de bens. Historicamente o brasileiro diante das incertezas polícias e econômicas, ficam mais conservadores. Então a hora de vender seu usado é agora, lembrando que virando o mês teremos uma nova redução na FIPE. E assim será até o final do ano.
A partir da Jan 2023 o preço despenca, as locadoras ditam as regras pois compram muitos carros e depois revendem. Essa renovação de frota é ótimo para todos , mobiliza o mercado de veículos e a indústria brasileira de veículos .
Não acredito que os preços irão abaixar. Quem manda no mercado são as montadoras. Carros 0 km caros, seminovos também. O que pode acontecer é os preços estabilizarem. Se as vendas cair muito, as montadoras diminuem ou param a produção, baixam os estoques e seguram ou aumentam os preços.
Parar produção é muito pior para uma montadora que ajustar os preços. E outra, se as vendas cairem, é mais lógico tentar faze algo para reagir as vendas, (promoção, desconto, aumento na qualidade do veículo) do que simplesmente jogar a toalha e parar produção.
Carro novo tá 180 a 200 mil. Povo tá com $$ sobrando assim não.
Essa queda no valor continuará sendo gradativa, assim como já vem sendo, e o valor do carro 0km cairá sim em 2023, mas será coisa de 15% … O maior impacto mesmo será no mercado de usados, que até à metade de 2023 terá à tabela fipe de 2020 de volta, afinal não daz sentido nenhum pagar mais caro em carros mais velhos. Com isso todo mundo volta à comprar carros, e aquecerá à economia…
*faz
acho que o valor do usado caia sim, mas nao tanto quanto subiu, estamos ferrados
Pagar quase 100 mil numa bosta usada popular super valorizado… prefiro deixar na poupança mesmo estando dando juros abaixo da inflação, tenho pena de quem financiou vai pagar ao final valor real de 6 carros e o seu nao valerá 1.
Pois é, tanto estou com dinheiro parado, mas no LCA OU LCI, que rende mais que poupança e não paga Imposto de renda, fica a dica, tem prazo curto de 3 meses, vou aplicando de 3 em 3.
Estou querendo comprar um pulse 0km, mas já faz um mes que estou tentando engolir os 130mil num pseudo suv. Cara, não dá. Um carro desse ha dois anos custava mo max 100mil. Carro tá muito caro, absurdo. Acho que a galera que tem gordura pra queimar já queimou, e as montadoras vao sentir a queda nas vendas em 2023.
Não acredito que o carro novo irá cair. Pois, temos dicidio de funcionarios, aumento de custos fixos e no final de ano teremos 13°, tudo isto implica na composição do valor. Contudo temos ainda o problema da guerra que esta impactando nisto tambem. Este ano obtivemos a redução do IPi e ja houve uma pequena redução no valor do veiculo No Brasil não temos históricos de queda de preços de veiculos. Quanto aos usados a queda não vai ser acentuada ,pode haver uma recuo de 8% . Visto que as lojas estão com baixas vendas e estoques cheios e mesmo assim não houve quedas de preços.
Kkkkkkkk
Olhem na OLX de Goiás. Tem um doido pedindo 163.900 em um Civic EXL 2021….. tem que um mês que perguntei se estava disponível, só para zuar, perguntei de novo….
Tá pedindo 13.000 a mais que um vorola XEI 22/23 zero….
Esse povo tá ficando sem noção! Será que vai ter algum doido pra comprar?
Parece que irems vivenciar os anos 80 a 90 novamente…..onde a maioria ( classe baixa) se tivesse um carro de 15 anos de uso, erguia a mao pro ceu…pois com a reducao de salario…engolido pela inflacao….num pais que a media de salrio e 2mil….dependendo da financeira hj, nao aprova um financiamento de $600.infelizmente sera igual ao passado…..juntar o dinheirinho suado e comprar um pau veio a vista….. nao acredtto em reducao dos 0km….Irao baixar????nos brasileros que somos culpados. Ate o final do atingirao ou ultrassarao a meta de 2 milhoes emplacados.
Garageiro tem que encarar a realidade, pegar o lucro que teve no aumento da fipe e devolver ao mercado, ajustando os preços a realidade do poder de compra do brasileiro. É fazer isso ou ficar com carro empoeirando.