A Great Wall Motors (GWM) voltou aos holofotes aqui no Brasil após o anúncio de um investimento bilionário no país. Fundada em 1984, a GWM é uma das maiores fabricantes de veículos da China e vem conquistando espaço no mercado global. Conhecida por seus SUVs robustos e picapes versáteis, a marca oferece opções para diferentes perfis de consumidores.
A empresa opera com diferentes marcas globais, como Haval (especializada em SUVs), Ora (focada em carros elétricos urbanos), Tank (linha de SUVs off-road) e Poer (linha de picapes). Além disso, a GWM é mais uma a investir em peso em tecnologia híbrida e elétrica, alinhada às tendências globais de mobilidade sustentável.
Desde sua chegada oficial ao Brasil, em 2023, a GWM tem apostado em oferecer veículos com propulsão eletrificada, todos importados. Em julho ela começa a produção no Brasil.
O que muda com o anúncio dos investimentos da GWM no Brasil?
A montadora não detalhou os destinos do novo aporte, mas informou que ele será aplicado no Brasil entre 2027 e 2032. Sabe-se que serão divididos em duas frentes: ampliar a fábrica de Iracemápolis/SP, que ainda está em construção, e acrescentar a produção de mais dois veículos no Brasil.
A fábrica de Iracemápolis pertencia à Mercedes-Benz, e foi comprada em 2021, na esteira do primeiro anúncio de investimentos. O novo aporte deverá gerar 800 novos empregos até o final do ano, além de criar a capacidade de produzir 50 carros. Antes, eram 700 vagas de emprego em 2025 e capacidade de produzir 20 mil carros ao ano.
Até então, a GWM iria fabricar apenas o SUV híbrido Haval H6, já comercializado no Brasil por importação. Agora, dois novos modelos entrarão em produção: o utilitário H9 e a picape média Poer. Os dois modelos devem custar mais do que o Haval H6, importado por valores que vão de R$ 220 mil a R$ 325 mil.

Como será o portfólio de GWM produzidos no Brasil
Haval H6 – importado, mas fabricado no Brasil a partir de julho de 2025
O Haval H6 é o modelo mais popular da GWM e representa a entrada oficial da marca no Brasil. Trata-se de um SUV médio com motorização eletrificada, oferecido nas versões híbrida convencional (HEV), híbrida plug-in (PHEV) e esportiva (GT).
Haval H9 – será fabricado no Brasil, mas sem data anunciada
O Haval H9 é um SUV grande e robusto, com versatilidade e capacidade off-road. Equipado com tração 4×4, chassi reforçado e tecnologias de assistência à condução, o H9 é uma opção voltada para aventuras fora de estrada, mas sem deixar de lado o uso diário.
GWM Poer– será fabricado no Brasil, mas sem data anunciada
A Poer é a picape média da GWM e já é vendida em diversos mercados pelo mundo. É uma alternativa para quem busca um veículo versátil para o trabalho ou para uso urbano. A marca também já trabalha em versões híbridas e elétricas da picape. A chegada do modelo promete movimentar o segmento de picapes médias por aqui.