Ram apresenta oficialmente a nova Dakota, que agora é um clone da Fiat Titano

Picape começou a ser produzida na Argentina e chegará em 2026 no Brasil para concorrer com S10, Ranger e Hilux

A Ram apresentou a nova picape Dakota, que ficará posicionada abaixo da Rampage, já começou a ser produzida na Argentina e, na prática, é uma versão de luxo da atual Fiat Titano. A Titano e a Dakota estão sendo montadas na mesma fábrica, onde também é fabricado o Cronos. Veja abaixo os itens da picape, que ainda não teve o preço revelado e um pouco sobre o nome Dakota.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para fugir um pouco da irmã mais barata (Titano), a Ram colocou na Dakota mais acessórios e fez mudanças visuais pontuais no veículo. A frente segue o estilo da marca Ram e no teto a empresa retirou os estribos que ficaram característicos na Titano.

A Ram apresentou apenas uma versão da picape, chamada Warlock, que chegará ainda este ano ao mercado argentino. Em 2026 ela chegará ao Brasil. Veja como ficou a nova Dakota:

Titano e Dakota terão o mesmo motor turbodiesel 2.2 (200cv) que já equipa outros produtos das marcas. A estratégia da Stellantis é deixar a Titano na briga com as versões de entrada das picapes tradicionais (Hilux, S10 e Ranger) e a Dakota batendo de frente com as versões mais caras. A faixa de preço deve ficar acima de R$ 250 mil.

Internamente a picape tem central multimídia que se estende até o painel, que também é digital. Para se distanciar da Titano o acabamento da picape da Ram é bem melhor e incluirá itens como assistente de direção e câmera 360 graus para manobras, itens que não existem na Titano. A expectativa é que apenas versões automáticas cheguem ao Brasil para brigar com Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux (essas duas últimas também são fabricadas na Argentina).

Volta da Dakota

O nome Dakota é simbólico para a Ram, da época em que ela ainda se chamava “Dodge” (leia aqui caso você tenha cochilado e ainda não saiba que Dodge e Ram são marcas separadas).

A Dakota foi, em 1998, o símbolo da volta da Chrysler ao país. A Chrysler era a dona da Dodge nesta época e montou uma fábrica no interior do Paraná. A picape Dakota foi produzida entre junho de 1998 e abril de 2001 nesta unidade. O modelo da época não se assemelha em nada ao atual.

A Dakota foi escolhida para vir ao Brasil porque se tornou um sucesso no mercado norte-americano. Naquela época a marca das picapes era Dodge e o nome Ram referia-se ao modelo. Assim, a picape grande da época era a Ram e a Dakota ficou conhecida nos EUA como “Baby Ram”.

A saga da Titano/Dakota

Para você entender como chegamos a situação atual da Fiat e a Ram dividindo um mesmo produto no Brasil:

A chinesa Changan desenvolveu na China uma picape para atender vários mercados. Com o nome “Changan Hunter” a picape ficou disponível apenas para os chineses, mas em 2020 ela chegou pela primeira vez na América do Sul. Importada desmontada da China, a picape era apenas montada no Uruguai e aí virava um produto da Peugeot chamado “Landtrek”, que foi vendido no Uruguai, Chile e Argentina.

No ano passado a Stellantis decidiu trazer o produto ao Brasil, mas como a Peugeot não tem tradição com picapes no mercado nacional, o grupo optou por dar a missão para a Fiat. Assim foi lançada a Titano, ainda importada da China em pedaços e montada no Uruguai.

Também no ano passado a Stellantis decidiu compartilhar o produto com outra marca de seu portfólio, a Ram. Assim nasceu a Ram 1200, que é de fato a Titano apenas trocando as marcas da carroceria para o padrão da Ram. A Ram 1200 não chegou ao Brasil, mas substituiu a Ram 1000 em mercados como México e Colômbia. A Ram 1000 era a Fiat Toro com a identidade visual da Ram.

Com tantas variantes e um volume de vendas bom, a Stellantis decidiu parar a importação chinesa e fabricar a picape na Argentina, utilizando o motor diesel que a empresa já utiliza em vários de seus modelos. Assim nasceu a Titano atual vendida pela Fiat e assim nasce a Dakota, que é de fato uma Titano mais refinada.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

guest
0 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES