
Volkswagen Tera e Fiat Pulse tem modelos mais básicos oferecidos no mercado para agradar ao público que quer migrar de um carro convencional para um crossover, ou também chamados de SUV compactos pelas montadoras.
Acontece que na faixa dos R$ 100 mil (até R$ 110 mil) a Volkswagen oferece apenas uma versão manual do seu Tera, hoje custando cerca de R$ 106 mil. Esse é uma das versões que está vendendo bem e que, junto às outras, colocou o Tera na segunda posição dos veículos mais vendidos do país em novembro de 2025 – atrás apenas da Fiat Strada.
O Tera tem conquistado o público não apenas por ostentar o símbolo da VW, que tem longa fama de confiabilidade no mercado, mas também pelo visual.
Preço
A Fiat mexeu no preço do Pulse para justamente enfrentar o novato da VW. Em novembro isso pouco importou, pois para cada Pulse a Volkswagen emplacou 3 Teras. Há o efeito novidade, é verdade, já que a chegada do Tera captou o interesse do público que compra veículos mais baratos, que não vem sendo prestigiado por lançamentos recentes. O Tera é a grande novidade que tivemos na faixa dos R$ 100 mil em diante nos últimos anos.

No preço, o Pulse leva vantagem: sai, em 02/12/25 por R$ 101.990,00. O Tera sai por R$ 105.890,00.
Motor
O Tera 1.0 manual utiliza o motor aspirado que já foi usado no Gol, Up, Fox e atualmente está no Polo Track. É um motor confiável que gera até 84cv e que vai bem no dia a dia.
O Fiat Pulse equivalente ao Tera é a versão manual que tem o motor 1.3 aspirado, que também é utilizado pelo Cronos e pelo Argo. É um motor que entrega 107cv e um dos grandes acertos da Fiat quando substituiu os antigos motores da linha Fire.
Na motorização, o Pulse também leva vantagem. O motor do Fiat é mais potente que o Volkswagen.
Consumo

No consumo eles são bem parecidos, com vantagem para o Volks:
O Pulse 1.3 aspirado faz com etanol: 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada e na gasolina: 12,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
O Volkswagen 1.0 aspirado faz com etanol: 9.1 km/l na cidade e 10,2 km/l e na gasolina: 12,9 km/l e 15 km/l.
Conforto
No interior, tanto o Fiat quanto o Volkswagen possuem acabamento mais simplificado em relação às versões que aparecem nos comerciais, que sempre são a topo de linha. Os bancos são simples nos dois modelos, com um pouco mais de conforto no Volks.
Eu, que já fui dono de Pulse, posso dizer que nessa versão 1.0 a marca escolheu deixar o carro com bancos com cara dos Fiats mais antigos e desde 2022 manteve essa escolha.

O Volkswagen utiliza bancos um pouco mais confortáveis, mas com o estilo herdado do Up, que são têm suporte para a cabeça integrado, uma forma de baixar custos e o terror de quem vai no banco de trás e fica com um trambolho na frente.

Ainda no quesito conforto, a Volks colocou uma coluna de direção com ajuste de altura e profundidade enquanto o Fiat só ajusta a altura. O Tera leva vantagem no quesito conforto ao dirigir, ainda que com todas essas ressalvas e um choque de realidade: dirigir um Tera manual remete à sensação de estar em um Polo Track com um ajuste na suspensão (pouca coisa mais alto) e dirigir um Pulse manual remete à sensação de estar em um Argo Trekking. Não há mágica, eles são montados sobre essas mesmas plataformas e utilizam os mesmos motores e a mesma caixa de câmbio.
Acessórios e porta-malas
Apesar dos modelos não contar nem com rodas de liga-leve, ambos mantém a central multimídia de série nos modelos manuais. O Tera tem central de 10 polegadas e o Pulse de 8,4 polegadas, ambos com suporte ao sistema dos celulares. Aqui a vantagem é para a Volks, que tem uma central com visual mais agradável e integrada ao veículo.
O porta-malas do Tera é um pouco maior do que o do Pulse, mas ambos são muito pequenos para veículos que querem ser chamados de SUV. São 370 litros no Pulse e 407 no Tera, considerando para o Volks a mesma medida que a Fiat aplica no Pulse.
| Um ponto curioso é que na lista de acessórios as marcas não deixam o comprador escolher adicional algum. Nem rodas de liga-leve estão disponíveis como opcionais. Na Fiat há uma única exceção, para inclur sensor de ré com câmera por R$ 1.500 a mais. Já é lamentável os modelos não terem esses itens custando mais de R$ 100 mil e nem pagando o comprador consegue dispor. |
Final
No final temos uma avaliação favorável ao Volks. O Tera leva a vantagem na segurança e no acabamento. O Pulse ganha no preço e no motor. O consumo é muito semelhante entre eles.
E aqui temos alguns poréns que é interessante você observar na hora de fazer escolhas e, considerando que você esteja em dúvida entre esses dois modelos:
Porém 01: O Pulse na versão 1.3 aspirada é praticamente o mesmo carro que o Argo Trekking, até no preço são semelhantes, com a vantagem do Argo nesta versão ter um acabamento melhor e itens mais completos, como roda de liga-leve.
A Volks infelizmente não tem uma versão automática do Tera com o mesmo motor da versão manual. O motivo é não atrapalhar as vendas do Polo, que tem versões muito parecidas. Neste comparativo excluímos o Renault Kardian manual por ele atualmente estar em uma faixa de preços mais alta (R$ 113 mil).
Porém 02: Pressionada pelo sucesso do Tera, a Fiat tem feito promoções do Pulse 1.3 automático. Em 02/12/2025 a versão automática saía por R$ 107 mil (desconto de R$ 7 mil). É uma troca a se considerar, mas a mudança é apenas o câmbio. O modelo automático continua com roda de aço e tudo mais.



