Carro desta avaliação: Pulse 1.0 Turbo Audace
Após um ano e 30 mil quilômetros com o Fiat Pulse Audace, trago uma avaliação sobre o SUV compacto da Fiat. O Pulse chegou no Turboway na troca pelo Argo Trekking no final de março de 2022 após uma longa espera. Até o final deste texto você vai analisar se vale a pena comprar o Fiat Pulse.
O Fiat Pulse 1.0 turbo roda comigo há um ano em um circuito misto (estrada e cidade, principalmente na cidade de São Paulo). Nos primeiros 10 mil quilômetros o carro foi ajustando o consumo e hoje nas condições descritas acima ele faz 13,8 km/l abastecido com gasolina.
Logo em meu primeiro contato com um Pulse eu dirigi a versão 1.3 aspirada e tive a grande sensação de estar dentro de um Argo Trekking com painel redesenhado. O Argo Trekking teve avaliação publicada aqui no Turboway e é um carro legal, com mais qualidades do que o Argo convencional, que também publicamos aqui.
A impressão sobre o Pulse mudou muito quando assumi a versão 1.0 turbo Audace. O motor é o grande diferencial do carro que a outra versão não proporciona e relato sobre isso ponto a ponto:
Motor e câmbio
O Pulse Audace é equipado com motor 1.0 turbo que desenvolve até 130cv abastecido com etanol. Li opiniões em redes sociais de pessoas falando que o motor é fraco para o carro. Certamente opinaram sem sequer ter entrado no Pulse.
O motor é esperto. Muito mais do que o 1.8 que a Fiat mantinha em sua linha. Tem ótima saída e não deixa na mão. Nos primeiros 10 mil quilômetros o carro teve um consumo maior de óleo motor, mas isso não se repetiu nas próximas trocas.
Na data de publicação deste texto o carro estava com 34 mil quilômetros e a viagem mais longa feita foi entre São Paulo e Ouro Preto (MG).

O câmbio CVT de 7 velocidades também dispensa críticas. O conjunto mecânico do Pulse 1.0 turbo é sem dúvidas um grande acerto da Fiat e uma melhora significativa em relação ao velho 1.8 aspirado que ela sempre usava em carros mais caros.
Consumo
O uso do nosso Pulse é misto, cidade (40%) e estrada (60%). Em 30 mil quilômetros a média é de 13,8 km/l (gasolina). É uma média boa (mas não a melhor) para o motor 1.0 turbo que gera 130cv de potência.
O SUV compacto mais econômico do mercado é o outro Pulse, o 1.3 aspirado que pode ser encontrado nas versões manual e automática.
Tecnologia no carro
O Pulse Audace 2022 tem alerta de frenagem de emergência e assistente de condução. Aqui uma atenção: a partir da linha 23/23 a Fiat retirou este último item e agora ele está disponível apenas na versão Impetus, mais cara.
Ainda sobre o assistente de condução, é um acessório muito útil para quem pega muito o carro em rodovia, mas também pode incomodar muito.
O assistente se guia por uma câmera na frente do veículo. Essa câmera “lê” as faixas de trânsito e mantém o Pulse ao centro delas. Se o carro corrigir a rota e não houver mais ação do motorista, ele emite sinais sonoros de alerta. Isso só é desativado ao acionar a seta (até fazer a conversão) ou com um botão que está no painel. Para quem não está acostumado com isso pode haver surpresas, como por exemplo uma luta com o carro para trocar de faixa em alguns casos específicos.
Um exemplo acontece em trechos de saída de pedágio. Se o assistente está ativo, o carro fica totalmente confuso no ponto onde as faixas se juntam. Tal tecnologia certamente pode evitar acidentes, mas requer que o motorista esteja atento também para estas particularidades.

Já o alerta de frenagem de emergência é apenas um sinal sonoro que identifica a aproximação de um carro ou objeto a frente. Se você se aproxima rápido demais, ele emite um som alto para o motorista, mas não freia automaticamente. A frenagem automática, de fato, está disponível apenas no Pulse Impetus.
São acessórios que podem ajudar na segurança, mas no meu caso julgo que não são imprescindíveis.
Custos do Fiat Pulse
Considerando que o principal condutor do Pulse é um homem casado de 40 anos que reside no interior e possui bônus na classe 10, o seguro cotado do nosso Pulse tem preços de seguro entre R$ 2500 e R$ 4200. Sendo o mais barato da Tokio Marine e o mais caro da Porto Seguro.
Ipva é o imposto com valor padrão, no caso do nosso Pulse R$ 4200, que é o valor de 4% sobre a tabela do carro considerada pelo Estado (SP).
Nos plano de revisões o gasto atualizado até a revisão de 40 mil km foi de quase R$ 3 mil. Veja o quanto já pagamos:
Revisão | Valor cobrado |
10.000 km | R$ 550,00 |
20.000 km | R$ 650,00 |
30.000 km | R$ 730,00 |
40.000 km | R$ 978,00 |
Em março de 2022 o preço de venda do Fiat Pulse Audace na concessionária era R$ 115 mil. A versão deste texto possui a cor Azul Amalfi, que custava R$ 2 mil a mais. Atualmente o valor da versão na tabela Fipe é de R$ 109 mil.
Vale a pena comprar o Fiat Pulse?
Gosto muito do carro e acho que o Pulse é uma boa compra, tanto na versão 1.3 aspirada quanto na 1.0 turbo, embora esta última opção de motor seja muito mais legal. Porém os concorrentes estão em ótimo nível e isso vai te dar trabalho na hora de escolher.
Já citei em textos anteriores e volto a colocar que o Pulse é um SUV compacto que surgiu da esperteza da Fiat em reaproveitar a estrutura do Fiat Argo. Isso limitou um pouco o espaço interno do carro e dá vantagem para os concorrentes VW Nivus e Chevrolet Tracker. O porta-malas sofre com isso, é pequeno. Ponto fraco que pesou em nossa avaliação de espaço interno.
No entanto, superando a questão do espaço, a transformação do Argo em um SUV compacto com motor mais forte acabou criando um produto interessante. O Pulse é bom de dirigir, tem respostas rápidas no trânsito e as soluções visuais que a Fiat criou acabam criando a impressão de um veículo maior do que ele realmente é. Isso você vai agradecer muito quando precisar estacionar o carro em algum lugar pequeno.
Em relação aos concorrentes, o Pulse consegue se manter competitivo com o Nivus e o Tracker, ótimas opções. Enquanto o Tracker oferece mais espaço e acessórios que o Pulse não tem, como o teto elétrico, o Nivus também é maior. Porém entre esses o Pulse tem versões com preços mais acessíveis.
No veredito final o Pulse 1.0 turbo Audace é um bom carro e se mantém como uma opção competitiva no mercado.