Portal OLX registrou alta de 17% em 2020, impulsionada pela pandemia de Covid-19.
A comercialização de peças de carro pela internet cresceu em 2020, pelo menos no portal OLX, um dos principais canais de compra e venda online do país. A alta de 17% foi puxada pela alta procura no segundo semestre do ano passado, que isoladamente teve crescimento de 67% em relação ao primeiro semestre de 2020. As vendas envolvem peças para carros, vans e utilitários, tanto novas quanto usadas.
Segundo o vice-presidente de autos e comercial da OLX, foram dois os motivos para a alta. “É um reflexo da mudança do comportamento dos consumidores, que passaram a utilizar o e-commerce como alternativa em meio à necessidade de distanciamento social gerada pela pandemia. Além disso, a redução na produção de veículos novos fez com que donos de usados investissem mais na manutenção de veículos”, disse.
Vale a pena comprar peça de carro pela internet?
Vale. Mas é preciso tomar algumas precauções. São muitas as vantagens de se comprar em casa. Além de evitar circular durante a pandemia, comprar online pode ser mais barato, já que muitas lojas de e-commerce trabalham com margem de lucro menor em favor de um aumento no volume total de vendas. Os custos operacionais de se manter uma loja física também tornam o preço, em geral, maior para quem prefere a compra presencial.
Mas pagar menos nem sempre significa vantagem. Segundo especialistas, é preciso ficar atento à qualidade do produto – se ele é original ou paralelo, por exemplo. Muita gente não percebe estar comprando uma peça de qualidade inferior, achando se tratar de uma original. Outras não se atentam nem se ela é nova.
Não é raro vendedores colocarem à venda peças usadas ou recondicionadas por um preço muito abaixo de uma nova. É importante se certificar durante a negociação. Não há problema nenhum em comprar peças de segunda mão, desde que se tenha consciência disso. E se pague um valor compatível.
Vale lembrar também que comprar peça roubada ou furtada é crime de receptação. Então, ao comprar uma peça usada, é importante questionar a procedência e desconfiar se o preço estiver muito abaixo ou se o vendedor não souber explicar a origem do produto. Isso é muito sério!
Quem compra pela internet está amparado pelas leis do consumidor. Mas é importante registrar queixas no Procon, fazer boletins de ocorrência na polícia e procurar canais de reclamação online para se resguardar e evitar prejuízos maiores.
Outro ponto de atenção é com o prazo de entrega. Compras online costumam chegar rápido, mas há casos em que o frete demora muito. Se vocês estiver com pressa, com o carro parado esperando a peça, considere comprar em uma loja física. E antecipe-se às revisões. Se estiver faltando 200 quilômetros para a troca da correia, compre já, para que ela chegue no prazo certo da troca.