Yaris sumiu do mercado em 2025 e voltará como SUV em 2026

Modelos hatch e sedã foram descontinuados pela Toyota no meio do ano e o novo modelo acabou adiado por causa da destruição na fábrica da marca em São Paulo

O desaparecimento do Yaris das concessionárias talvez tenha passado despercebido por você. É que os modelo hatch e sedã saíram do mercado por uma nova estratégia da Toyota, mas não tiveram uma despedida oficial. Eles não deixam sucessores, mas abriram espaço na fábrica para um outro modelo também chamado Yaris e que de fato não guarda qualquer relação com eles, a não ser o nome.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A marca Yaris surgiu na década de 90 e logo se tornou popular como um modelo de entrada da Toyota em todo o mundo, inclusive nos países vizinhos do Brasil. Por aqui o modelo só foi chegar em 2018 e ficou em linha por apenas sete anos, fabricado em Sorocaba (SP).

Observando que os compradores vêm preferindo o estilo dos SUV, a Toyota resolveu lançar o Yaris Cross, um projeto global da marca para ficar abaixo do Corolla Cross. O modelo foi apresentado oficialmente ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

O problema é que um temporal que devastou a fábrica de motores da marca em Porto Feliz (SP) adiou todo o plano da montadora japonesa. Assim, o Yaris que substituiria os Yaris não foi lançado em 2025 e ficamos sem qualquer Yaris no mercado. A previsão é que o Yaris Cross seja lançado no começo de 2026.

Como é o Yaris Cross?

O preço ficará na casa acima dos R$ 150 mil, fazendo concorrência direta ao novo Honda WR-V e Volkswagen T-Cross. Uma coisa o diferenciará dos concorrentes: ele terá versão convencional (flex) e versão híbrida.

Aqui vem um detalhe: é um híbrido de verdade, onde o motor elétrico e o motor convencional trabalham para gerar potência ao veículo, diferente o que acontece com os concorrentes desta faixa de preço que têm um sistema híbrido leve, onde o motor elétrico é apenas um auxiliar e não atua para mover o veículo.

O motor utilizado será o mesmo 1.5 VVT flex que a marca já usa há algum tempo por aqui, gerando 91cv de potência e 12,3 kgfm de torque. Na versão híbrida essa potência salta para 111cv e gera um consumo que pode atingir quase 18 km/l na estrada utilizando gasolina.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

guest
0 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários