No dia 23 de março de 1991 o piloto Ayrton Senna vencia o GP Brasil de Fórmula1. Nesse dia o piloto brasileiro tornou conhecido, mesmo que involuntariamente, um novo modelo da sueca Saab, que estava estreando no país através da GM.
O GP Brasil de 91 foi a famosa corrida que Ayrton teve problemas com o câmbio do carro e venceu a corrida acelerando em uma única marcha.

Era a semana de aniversário de Ayrton Senna, que foi campeão da temporada. Após receber a bandeirada, o piloto brasileiro passou mal e ficou parado na pista. Teve que ser atendido pelos médicos e levado de carro até o pódio.
O carro era um Saab 9000 CD, um dos 50 únicos sedãs da marca que a GM importou na época, aproveitando o novo posicionamento do governo brasileiro da época, que decidiu liberar a importação de veículos (leia sobre isso aqui). A GM era sócia na montadora, posteriormente adquiriu 100% das ações e nos anos 2000 extinguiu a marca.

Só que quando a GM se associou ao negócio o sedã já existia e era um projeto resultado de uma parceria anterior da Saab com a Fiat, que emprestou a estrutura do Alfa Romeo 164 e o desenho é de Giorgetto Giugiaro. Já existia uma versão hatch, mas o sedã surgiu em 1989 e tinha como foco o mercado norte-americano. Na Europa rivalizava com o também sueco Volvo 760.

A versão turbo vinha com motor 2.3 que gera 200cv e faz de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A velocidade máxima é de 237 km/h. O veículo trazia freios ABS, teto-solar e airbag para o motorista, luxos para a época. O preço da época: US$ 120 mil.
Dos 50 sedãs que a marca trouxe ao Brasil em 1991, 22 continuam com documentação ativa. A maior parte está registrada na cidade de São Paulo.